Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Dia de celebração ou alerta?

25/04/2012

Dia Internacional do Jovem Trabalhador é uma oportunidade para conhecer como está o mercado de trabalho para quem está apenas começando a carreira.

Dia 24 de abril é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data procura alertar sobre a importância dos jovens no mercado de trabalho e levantar a discussão sobre qual o perfil esperado pelas empresas que buscam esse tipo de mão de obra. De acordo com uma das últimas pesquisas divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, dos cerca de 30 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 24 anos 2/3 são economicamente ativos, e desses, aproximadamente 35% trabalham, porém ainda não concluíram o ensino fundamental e 34,5% já possuem formação completa no ensino médio.

Criada em 2000, porém entrando em vigor após dois anos, a Lei do Aprendiz dá aos jovens entre 14 e 24 anos a possibilidade de ser contratado por uma empresa por dois anos na condição de Jovem Aprendiz, recebendo capacitação em diversas áreas, de acordo com sua área de interesse. O jovem recebe um contrato especial de trabalho, no qual a empresa se compromete a auxiliar na formação desse indivíduo, com regras diferentes das aplicadas a um estagiário.

O jovem que se insere atualmente no mercado de trabalho é diferenciado e as empresas sabem disso e buscam essas habilidades, como criatividade, agilidade, facilidade com informática, conhecimento global sobre assuntos relacionados à internet e novas tecnologias. O Núcleo de Aprendizagem Profissional – NURAP, organização não governamental fundada em 1987 por Rotaryanos do Rotary Club de São Paulo, vem trabalhando para facilitar a inserção desses jovens no mercado de trabalho, realizando oficinas e formações profissionalizantes e de preparação como conhecimento administrativo e hotelaria. "As empresas esperam que esse jovem chegue ao mercado de trabalho com suas habilidades afloradas, o jovem ativo que antes era temido, hoje ele é valorizado, que ele seja falante, mas com uma fala consciente, que se destaque e traga mais vigor para a empresa.", conta Ágata Aparecida Dourado, monitora do programa preparatório no NURAP.

O Projeto Arrastão, organização localizada no bairro do Campo Limpo, zona sul da capital paulista, é parceira da Nurap e recebe o curso de administração para os jovens de seu Programa de Formação de Jovens. "Pesquisamos e descobrimos que a necessidade do jovem que frequenta a nossa organização é a capacitação para o mercado de trabalho, mas não trabalhamos com capacitação profissional, nossa parceria com a Nurap é para a preparação desse novo profissional, desde como se comportar na primeira entrevista de emprego até noções de ética e comportamento dentro de uma empresa.", explica Francisco Cruz, coordenador pedagógico do Programa de Formação de Jovens da organização.

E o perfil do jovem que o mercado busca é facilmente encontrado no Projeto Arrastão. Com cursos e oficinas de capacitação, o Programa de Formação de Jovens oferece formação cultural, potencializando suas habilidades e fazendo com que ele chegue ao mercado de trabalho e seja de fato visto como um diferencial. "Os jovens daqui são diferenciados, eles têm senso crítico desenvolvido, passa por muitas linguagens em seu desenvolvimento como educação financeira, empreendedorismo, artes e audiovisual.", completa Francisco Cruz.

 Na rede

Destaque na imprensa

Prazer meu nome é trabalho

Hora de encarar o mercado de trabalho

 

 

 

 

 

 

Untitled Document