Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Hora de Encarar o Mercado de Trabalho

24/02/2012

Jovens do Projeto Arrastão que receberam formação do Nurap já começam a conquistar espaço no mercado de trabalho.

O "mercado de trabalho". O "primeiro emprego". Para alguns jovens essas expressões podem causar muito medo. A possibilidade de iniciar a vida adulta, com todas as responsabilidades que vêm agregadas a isso podem sim parecer bastante assustadoras. Pensando nisso, o Projeto Arrastão em parceria com o NURAP – Núcleo de Aprendizagem Profissional oferece aos jovens da organização uma formação que tem como objetivo auxiliar na busca de emprego e inserção no mercado de trabalho.

O NURAP é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1987 pelos conhecidos "Rotaryanos" do Rotary Clube de São Paulo – Brooklin e Morumbi. A ONG se especializou na formação e encaminhamento de jovens para o primeiro emprego, e nesse período de existência possui aproximadamente 11 mil encaminhamentos realizados. Aqui no Projeto Arrastão, eles realizaram uma série de encontros de formação com aproximadamente 50 jovens dos diversos programas oferecidos por nós.

E essa parceria está rendendo bons frutos. O coordenador do Centro para Juventude Francisco Cruz explica que alguns jovens do Projeto Arrastão já estão sendo encaminhados para o mercado de trabalho e explica como funciona esse processo de inserção. "Eles têm direito entre 14 e 24 anos de entrar no mercado de trabalho como aprendizes, e eles ficam dois anos como jovem aprendiz, sendo ligados ainda à organização e caso sejam efetivados em alguma empresa depois desse período, são desligados da Nurap.", explica.

Yanca Ayne Franco de Lima, de 16 anos, é um desses frutos. Após participar da formação de três meses no ano passado, recebeu a ligação que tanto esperava e corria atrás. "Se a gente quer algo, tem que correr atrás, e aquele era o meu objetivo naquele momento.", conta a jovem que foi convidada para fazer duas provas, uma na própria Nurap outra na empresa que acabou sendo selecionada. Depois de 15 dias de espera e processos seletivos, foi contratada no dia 28 de janeiro.

 Na rede

Prazer: meu nome é trabalho

Sobre a Nurap

 

 

 

 

 

 

Untitled Document