Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Brinca eu; brinca tu

23/08/2011

Brinquedoteca do Projeto Arrastão abre as portas para escolas da região; brincar, aqui, é coisa muito séria e vem ganhando até as escolas

Brinquedos. Muitos brinquedos. Olhares deslumbrados procuram aqueles que mais chamam atenção. Impossível achar apenas um em meio a tantos. Na Brinquedoteca do Projeto Arrastão não há espaço ou tempo para ficar parado. Certificada como Espaço Modelo pela I Conferência Internacional de Brinquedotecas, realizada em 2005, esse é mais uma das formas encontradas por nós para estimular o aprendizado.

Um dos exemplos vem aos finais de semana. Quinzenalmente, em um esquema de revezamento entre as 11 salas da Educação Infantil, acontece o “Sábado da Família. A idéia é despertar a importância de parar um pouco para brincar, facilitando e estimulando o relacionamento familiar e, especialmente, fortalecendo os vínculos entre pais e filhos, além dos laços afetivos da comunidade com o Projeto Arrastão. Nesse momento os pais, que geralmente estão de folga ou tem horários mais flexíveis, são convidados a vivenciarem um momento lúdico com seus filhos.

Enquanto uns vem, outros vão. E esses não são pais, mas brinquedos. Outra estratégia desenhada para trazer o “brincar” novamente para a rotina familiar é o empréstimo feito às sextas-feiras. Assim, que não pode vir ao Projeto Arrastão, pode levar para casa diversos jogos, brinquedos, fantasias, entre outros itens, para passar um fim de semana inteiro com ele. Na segunda acontece a devolução e o momento de se apaixonar, de novo, agora, por outro brinquedo, outro jogo, e esperar uma semana inteira até a data do próximo empréstimo.

Para Eliana Fahl, responsável pela Brinquedoteca, o ambiente criado no espaço também é de aprendizado, mas não igual àquele que as crianças tem em sala de aula. “As crianças trazem muita informação de casa que acaba aparecendo durante as brincadeiras deles aqui”, conta Eliana. “Quando vão brincar de casinha, por exemplo, eles retratam uma cena que é do cotidiano deles, com a família. Saber dessas informações é muito importante para que os educadores possam entender determinadas questões das crianças”, conta a educadora.

O trabalho tem surtido efeito e vem ganhando novos parceiros. As escolas da região que trabalham com educação infantil, por exemplo, passaram a entrar em contato com Eliana em busca de horários para trazerem seus alunos. Dessa necessidade nasceu uma atividade, especialmente focada para esse público. “A demanda era tamanha que resolvemos estruturar essas visitas das escolas. Quem tem interesse agora pode entrar em contato com a gente por e-mail ou telefone e agendar uma data. Reservamos sempre as sextas-feiras para esse momento de vinda das escolas. E isso tem dado ótimos resultados. Tem sido bem gratificante esse trabalho”. Atualmente cinco escolas da região revezam utilizando a Brinquedoteca às sextas-feiras.

Na Rede

Paradinha para Brincadeira

Aprendendo a Aprender

Certificados e Prêmios

 

 

 

 

Untitled Document