Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Paradinha para brincadeira

22/03/2011

“Sábado em Família” reúne pais e filhos em nossa Brinquedoteca. O “Brincar” é encarado como importante processo pedagógico pelo Projeto Arrastão.

No último sábado (19) a Brinquedoteca do Projeto Arrastão abriu suas portas para receber não somente as crianças, mas também os pais dos nossos peixinhos. O “Sábado da Família” é uma das iniciativas do espaço criado para ser um local somente para atividades lúdicas e brincadeiras, que possui quase dois mil brinquedos catalogados à disposição dos pequeninos de acordo com as atividades programadas, cada sala da educação infantil, por exemplo, vai uma vez por semana, assim, se revezando, cada um pode aproveitar ao máximo nossa brinquedoteca. E brincadeira é coisa séria, em 2005, durante a I Conferência Internacional de Brinquedotecas, o espaço recebeu o certificado de Brinquedoteca Modelo.

Pensando assim, o Sábado da Família acontece quinzenalmente, em um esquema de revezamento entre as 11 salas da Educação Infantil, com a intenção de despertar nas famílias a importância de parar um pouco para brincar, facilitando e estimulando o relacionamento familiar e, especialmente, fortalecendo os vínculos familiares e os laços afetivos da comunidade com o Projeto Arrastão. Para Alessandra Paulino, mãe do Lucas do berçário, iniciativas como essa são importantes, pois dificilmente os pais em casa tem tempo de parar e brincar com os filhos e quando os pequenos estão na escola,  eles tem seu cotidiano e os pais não acompanham. Confira o que ela contou sobre a experiência de passar algumas horas da manhã de sábado brincando com o filho.

A Brinquedoteca do Projeto Arrastão realiza, além do Sábado em Família, outras iniciativas para integrar pais e filhos e fortalecer o “brincar” como uma ferramenta de aprendizagem. Às sextas-feiras, por exemplo, as nossas crianças podem passar no espaço e buscar um brinquedo que será devolvido na segunda-feira, como se a brinquedoteca fosse abrindo filiais por toda a região.

Escolas municipais localizadas próximas à instituição também podem frequentar toda semana o espaço totalmente dedicado à brincadeira. Se depender do nosso cardume, peixinho não fica sem brincar!! Seja aqui, em casa ou no mar!

 
   

 

 

Untitled Document