Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Aprendendo a Aprender

20/05/2011

Projeto Arrastão acredita e promove diversas formas de aprendizado; aqui, até na hora de brincar é momento de aprender mais sobre o mundo.

Quando se chega ao Projeto Arrastão você entra em um mundo de aprendizado, onde todo lugar é espaço para educar, brincar e, claro, se desenvolver. Seja na Brinquedoteca, no pátio, em nossa quadra, no gramado, no pomar e, claro, em nossas salas de aula, são 264 crianças de 1 a 4 anos que ficam em período integral por aqui, não é?

Vamos entender como funciona? Os menores, de 1 a 2 anos, fazem parte do nosso Berçário e aproveitam os espaços de apenas uma sala, que é a que eles permanecem para as atividades durante o dia. O mesmo acontece com os Mini Grupos de 2 a 3 anos. Nestes casos, as salas são equipadas com os chamados Cantos Temáticos. Tem canto para leitura, para música, artes e tudo o que nossas educadoras acharem que tiver o perfil de cada sala. E a criançada fica pra lá e pra cá, no caminho de busca da autonomia, descobrindo o mundo e, claro, interagindo com as demais crianças.

Já a turma maiorzinha já pode sair da sala e conhecer os espaços das Oficinas Temáticas. Neste caso, cada sala é equipada para adequar a cada um dos três temas usados pela Educação Infantil no processo de educação: a sala do Pequenos Contadores, cheia de livros coloridos, pendurados e que mexem com o imaginário infantil; a sala da do Ateliê, com tintas, lápis de cor, pincéis e tudo o que for preciso para ampliar o conhecimento artístico dos pequeninos; e, por fim, o Jardim Encantado, que possibilita o contato das crianças com o meio ambiente tanto na sala de aula como no nosso jardim ou pomar.

A diretora da Educação Infantil, Marcia Elias, acredita que toda criança precisa dessa diversidade na hora do aprendizado. “Trabalhamos muito com a questão do espaço, então eles aprendem a utilizar e a respeitar todos da maneira adequada. Nossas atividades também pretendem desenvolver o protagonismo infantil e a oralidade dos meninos, já que também elaboramos atividades como teatro, no caso das oficinas que trabalham com histórias infantis”.

Do lado de fora, as crianças ainda utilizam a nossa quadra para correr, pular e participar de muitas brincadeiras. Na Brinquedoteca, o nome diz por si só. É hora de assistir desenhos e brincar, brincar muito com tantas opções de carrinhos, bonecas, pecinhas e bolas que existem no espaço.

Outro espaço usado no Projeto Arrastão que desenvolve os pequenos da Educação Infantil é o pátio, onde existem pinturas de letras e números que a criançada rabisca à vontade para ter os primeiros contatos com a alfabetização.

Já imaginou esses pequeninos se divertindo no nosso pomar? É hora de ter contato com Meio Ambiente, participar de roda de leitura e, cá entre nós, sentar na grama, que eles adoram. Por fim, assim como na Brinquedoteca, as crianças ainda gastam mais energias no nosso parquinho, onde eles são monitorados o tempo todo pelas nossas educadoras.

Então, se você pensou que aprender é só em um lugar, agora já percebeu como em cada lugar é possível desenvolver nossas habilidades e conhecer o que tem nesse mundão cheio de coisas novas para o nosso cardume.

Afinal, lugar de aprender é todo lugar.

Na Rede

Educação Infantil - Projeto Arrastão

Como colaborar

Matéria sobre espaços de ensino na Revista Nova Escola

Brinquedoteca, crianças e família

 

 

 

 

Untitled Document