Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Aprender, cozinhar e vender

05/07/2011

Feira Gastronômica celebra a formatura da primeira turma do curso de Gastronomia – Alimentos & Negócios do Projeto Arrastão.

No último sábado (2) nos transformamos em um grande centro gastronômico, com direito a quitutes preparados pelas formandas do curso de Gastronomia – Alimentos & Negócios. O evento marcou o encerramento do curso, que faz parte dos eixos Qualidade de Vida e Empreendedorismo / Geração de Renda da Área Social do Projeto Arrastão.

A Feira Gastronômica foi o produto final dessa primeira edição da iniciativa. Com muita animação e comida boa, claro, com todas sendo sucesso de vendas. Cerca de 90 pessoas prestigiaram o evento.

Confira o cardápio do dia:

- Brigadeiro (morango, chocolate e maracujá);
- Bolo de fubá;
- Bolo de fubá com goiabada;
- Torta de abacaxi
- Pavê de morango com chocolate;
- Rocambole de leite;
- Bolo de limão;
- Pão de Mel;
- Coxinha;

Durante a feira foram entregues também os certificados para as 25 mulheres formadas no curso, que focou não somente na produção dos alimentos, mas realizou visitas a, entre outros lugares, o Mercado Municipal de São Paulo.

No módulo empreendedorismo foram trabalhados desde o conceito mais básico sobre o tema, até como isso é aplicado no mercado atual. Durante as aulas, paralelo aos ensinamentos culinários as, até então futuras cozinheiras, puderam aprender sobre mercado – cliente, fornecedores e concorrente, parceiros e instituições e tiveram uma base sobre contabilidade e economia.

Segundo Henrique Heder, responsável pela Incubadora de Projetos dentro do Projeto Arrastão, os participantes foram divididos em duplas e puderam fazer uma pesquisa sobre o prato que iriam produzir, sua aceitação e média de preço no mercado local. Calculados custos e lucros com cuidado, ao final da feira, a média de venda girou em torno de R$ 45,00 para cada equipe. “Algumas duplas chegaram ao valor total de R$ 98,00”, conta Henrique.

De acordo com Vanilza dos Santos, coordenadora da Área Social, após o curso algumas mulheres já estão em processo da sua própria geração de renda. “O curso tem como finalidade promover a qualidade de vida das famílias em relação a questão financeira. Pensando nestas demandas o curso de gastronomia veio agregar os resultados em parceria com o eixo empreendedorismo e geração de renda.”, afirma a pedagoga.

E a produção não para por ai. Para o segundo semestre a proposta é dar continuidade ao grupo, em um segundo módulo - mais profissionalizante, e abertura de uma nova turma no nível básico. Garantia de sucesso, comida de qualidade e novos negócios para as mulheres da comunidade.

Na Rede

Matéria sobre a visita ao Mercado Municipal

Matéria sobre a Oficina de Gastronomia

 

 

 

Untitled Document