Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Especial Juventude #3

20/04/2011

O que tem em comum entre um jovem que trabalha em uma Prefeitura e outro que é de uma agência de publicidade? O Projeto Arrastão. Em nossa terceira matéria especial conversamos com Kelvin e Karol, ex-alunos de nossos cursos para contar o caminho deles até o mercado de trabalho.

Karol Alcântara Coelho, 19, nem sabia que iria estudar jornalismo um dia em sua vida. Seu sonho era outro. Bem diferente. Mas ela mudou. E nem foi um passe de mágica. “ Queria ser psicóloga e mudei de ideia ao me aproximar da profissão jornalista e da área de comunicação em geral. Decidi por isso a partir das oficinas que participe”, diz Karol. E continua: “considero que tenho um currículo diferenciado na área por conta das vivências que tive e percebo isso ao comparar-me com outros colegas de turma na faculdade”, conta a hoje aluno do segundo ano de Comunciação Social da Faculdade São Judas Tadeu.

Karol passou pelo Projeto Arrastão em 2008, onde foi aluna do Núcleo de Comunicação Maré Alta. Ficou até 2010, quando já fazia parte de uma espécie de agência de comunicação experimental. Depois resolveu bater asas e voar. Experimentar outras coisas. E não foi um vôo baixo. A jovem comunicadora partiu para a batalha por uma vaga no mercado de trabalho. Com o que ganharia, planejou, iria ajudar em casa com a família e na compra dos materiais da faculdade. Que não são nem um pouco baratos.

“Há 10 meses eu trabalho como secretária na Prefeitura Municipal de Taboão da Serra. Aqui eu atendo telefonemas, recebo e despacho documentos, atendo pessoas (munícipes,  por exemplo) e tenho diversas atribuições administrativas”, conta Karol, que viu muito do que aprendeu nas salas do Projeto Arrastão ser aplicado no seu dia a dia profissional. “Aprendi com o meu trabalho a lidar com horários, responsabilidades que interferem na vida de muitas pessoas, não apenas na minha. Algo que era muito trabalhado nas oficinas no Arrastão era as relações com o próximo. Isso ajudou muito, porque ao mesmo tempo em que aprendíamos a lidar com o outro, entendíamos que no trabalho teríamos que enfrentar diversos problemas de relacionamento, e   por ter feito oficinas de comunicação, me comunicar não é um problema pra mim, principalmente com meus superiores.”

Kelvin Marques Silva, 19, também deu seus primeiros passos no Núcleo de Comunicação do Projeto Arrastão. Hoje, ele trabalha numa das mais importantes empresas de comunicação de São Paulo, a TheMediaGroup. Mas antes de chegar lá, Kelvin tinha uma rotina puxada de estudos. Que ele mesmo quis escolher assim. “De manhã ia pra escola, depois corria para o Projeto Arrastão. Lá eu fazia o curso de Web Design. Tínhamos um laboratório de informática com um computador para cada aluno, cadernos, canetas e algumas outras ferramentas de estudo”, conta o garoto, que não o jovem que não esconde que a diversão também o manteve durante quase 1 e meio nas atividades. “Eu simplesmente adorava frequentar o Arrastão. Além das aulas dentro do laboratório de informática, nós realizávamos várias atividades. Brincadeiras, dinâmicas, jogos na quadra, saraus. Muitas vezes realizamos atividades com os jovens de outras oficinas, de outras organizações sociais para poder compartilhar informações e, claro, nos divertir muito. Com certeza foram dois anos especiais pra mim. O aprendizado, as amizades, as brincadeiras... nunca esquecerei isso”.

Do Projeto Arrastão ao seu trabalho foi um pulo. E teve um grande empurrão nosso. E de nossos parceiros. É o Kelvin que conta essa história. “Depois de um ano de preparo em Web Design e mais um ano de experiência no ramo da comunicação, não foi difícil passar na entrevista. Então em outubro de 2009, eu estava empregado nessa empresa onde trabalho atualmente. Nesse mês (abril de 2011) completei um ano e sete meses na TheMediaGroup. Atuo como Web Designer Jr, e pretendo logo subir de cargo e eliminar esse ‘jr' do nome. Quem me indicou para a vaga foi o Banco Indusval & Partners, parceiro do Arrastão”.

E para quem está pensando em partir para a luta do primeiro emprego, Kelvin dá logo uma dica. “Todos sabemos que ‘o mar não está pra peixe'. O mercado de trabalho continua bem escasso e não tá fácil conseguir um bom emprego. Por isso os empresários exigem muito dos funcionários, exigem desempenho, serviço e a qualidade desses serviços. Eu aprendi muito mesmo sobre desenvolvimento para web desde que entrei na TheMediaGroup, coisas que eu não tinha a menor noção de como era desenvolvido e que hoje eu domino. Isso devido a muito esforço e dedicação, mas aí vai uma dica: de nada vale se dedicar pelo que você não sente prazer de fazer”.

Tá falado, Kelvin.

A futura jornalista Karol finaliza com uma frase curta o sentimento imenso de agradecimento e, principalmente, de torcida sobre o Projeto Arrastão. “Espero que outras pessoas tenham as mesmas oportunidades e não necessariamente na comunicação, mas em outras áreas também”.

Assim seja, Karol. Assim seja.

E a gente resolveu publicar uma carta de agradecimento do Kelvin. Foi ele que fez. E a gente nem pediu (Juro!), mas achou inspiradora.

Aos jovens que fizeram parte do Maré Alta comigo:

Minha amiga de infância e colega de web Dayane Isabela e nossa colega Raissa Mathias. Os jovens de Rádio Thais Felix, Guilherme de Souza e Dani Loronha. Às meninas do Jornalismo Juliana Christine, Erika Paulino, Patrícia Freire e Karol Coelho. Aos marmanjos do Audio-Visual Renan Andrews, Kenny Rogers, Raphael e Rodrigo Negão.

À Maria Angela Valente, representante do Banco Indusval & Partners, que foi a principal responsável pelo meu ingresso na TheMediaGroup. Também aos diretores da TheMediaGroup que me deram a oportunidade de aprender e de por em uso todo o meu potencial.

Aos instrutores, coordenadores, diretores e toda a equipe do Projeto Arrastão. Especialmente à Erika Goto que me introduziu ao mundo do desenvolvimento de web, à Tony Marlon e Diego Viñas que nos proporcionou ótimos momentos de diversão e aprendizado. À Dona Selma e a todos os “cabeças” que estão todos os dias mantendo o Projeto Arrastão funcionando e prosseguindo com o ótimo trabalho que é feito com os jovens da comunidade e à todos os outros que fizeram e ainda fazem parte da minha história.

Na Rede

Sobre o trabalho do Kelvin

http://www.mediagroup.com.br/

Sobre o Especial de Juventude 1

http://www.arrastao.org.br/br/notas/not039.php

Sobre o Especial de Juventude 2

http://www.arrastao.org.br/br/notas/not040.php

 
 
 
 

 

 

Untitled Document