Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Bon Jour Gumboot!

15/06/2012

Educador e ex-educando da organização, Rubens Oliveira vai à Paris ministrar oficina de Gumboot.

Há 44 anos o Movimento de Promoção Humana – Projeto Arrastão trabalha na região do Campo Limpo, zona Sul da capital paulista, auxiliando crianças, adolescentes, jovens e suas famílias na busca diária do seu desenvolvimento social. Com programas voltados para as áreas de educação, artes e cultura vêm sendo celeiro de pessoas que dão a volta por cima em suas vidas. Que mesmo morando em áreas de vulnerabilidade social, escolheram o caminho, nem sempre mais fácil, porém, mais ético e cidadão.

Através da promoção do ser humano, a organização está no enfretamento direto de tantos casos de violência e maus tratos presentes nos dias atuais, pois acredita que serão futuros protagonistas de suas realidades, afinal serão eles que irão conseguir desenvolver e melhorar tanto a sua comunidade, como a sociedade que fazem parte.

Ao longo desses anos diversos educandos passaram por esses programas e graças aos conceitos aprendidos aqui e as oportunidades que tiveram acesso, hoje atuam em áreas distintas, desde bancos até empreendimentos sociais. E um desses casos é o de Rubens Oliveira que ainda era uma criança quando entrou pela primeira vez na organização. Depois de passar por várias oficinas e programas, ele foi crescendo, amadurecendo e de repente, graças às oportunidades dentro organização, a nossa rede ficou pequena e ele foi nadar em outras marés.

Em 2005 se tornou integrante da Cia de Dança Ivaldo Bertazzo, e lá obteve a formação na metodologia de Reeducação do Movimento, e além de viajar pelo mundo com a Cia teve a oportunidade de ter contato com danças populares africanas. Foi lá que conheceu a Gumboot Dance, dança africana que surgiu no século 19. Criada por mineiros africanos que descobriram que conseguiam se comunicar através de suas botas. E de passar da comunicação para a dança foi um pulo! Literalmente.

Rubens se apaixonou pelo ritmo e pelos movimentos da dança e se tornou o primeiro bailarino brasileiro a difundir o Gumboot pelo país. Atualmente, ele alterna as oficinas realizadas no Projeto Arrastão com o Núcleo de Danças Pélagos com os trabalhos realizados com a Gumboot Dance Brasil.

Depois de realizar apresentações em importantes eventos culturais de São Paulo, como o Festival Baixo Centro, o bailarino arrumou as malas e foi nadar no rio Sena. À convite da Gumboot Dance France, Rubens desembarcou em Paris esse mês para realizar uma oficina de dança aos alunos de duas academias da cidade.

Agora é esperar o retorno de Rubens com a mala cheia de histórias pra contar. Orgulho para nossa organização ver que o nosso cardume está nadando cada vez mais longe e fortalecendo ainda mais nossa rede. E ver que o jovem que chega à organização, muitas vezes sem perspectiva, consegue dar a volta em seu destino e ser exemplo de superação e força.

 Na rede

Conheça mais sobre a Gumboot Dance Brasil

Curta a página do Gumboot Dance Brasil

Conheça mais sobre o Núcleo de Dança Pélagos

 

 

 

 

 

 

Untitled Document