Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Paradinha para ouvir uma história

02/04/2012

Em parceria com o SP Leituras, Cia. Teatral Relicário de Histórias traz ao Projeto Arrastão oficina de Mediação de Leitura; atores da Cia. também se apresentaram para as crianças.

Quais histórias estão por trás de um livro? Como ele surgiu? Quantas histórias já foram escritas em incontáveis páginas ao longo dos anos. Para contar um pouco sobre isso aos peixinhos do Projeto Arrastão a Cia. Teatral Relicário de Histórias foi até a organização apresentar o espetáculo "As incríveis memórias de um livro".

Graças à parceria com o programa SP Leituras, a tarde da última segunda-feira foi de puro encantamento e muitas histórias. Por algumas horas os pequenos da educação infantil puderam assistir a apresentação preparada pelo grupo de atores e aprender um pouco mais sobre o mundo das histórias que por muitos anos eram apenas contadas e com o surgimento da escrita e dos livros, passaram a ser arquivadas e guardadas para serem passadas de geração para geração. O espetáculo conta a história do livro desde quando os homens começaram a desenhar nas paredes das cavernas até os dias de hoje. Uma apresentação recheada de músicas, poesias e trechos de clássicos dos Irmãos Grimm, Perraut, Hans Christian Andersen, "O Livro das Mil e Uma Noites", e também histórias do brasileiro Luis Câmara Cascudo.

O SP Leituras é uma organização social veiculada a Secretaria de Estado da Cultura que realiza, além da gestão da biblioteca do Parque da Juventude, reúne programas de incentivo à leitura e a divulgação dos diversos gêneros literários. "Aqui no Projeto Arrastão viemos divulgar a contação de histórias e fazer uma oficina com os jovens de contação para que eles tenham interesse e conheçam melhor esse universo." explica Ana Carolina de Albuquerque, coordenadora do programa Para Ler.

Após a apresentação do espetáculo, os jovens do Centro para a Juventude puderam participar de um workshop de Contação de Histórias. A ideia do grupo foi mostrar como a prática é uma importante ferramenta para a construção e resgate da cultura narrativa. "Um dos objetivos é estimular o contato humano e a transmissão de saberes, além de fazer com que os participantes trabalhem como multiplicadores do conhecimento e da arte literária." completa Ana Carolina.

 Na rede

Quem conta um conto...

Sobre o SP Leituras

 

 

 

 

 

 

Untitled Document