Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Inscreva-se

28/02/2012

Projeto Arrastão abre novas oficinas; inscrições podem ser feitas pessoalmente e através da internet.

O mundo do trabalho está cada vez mais desafiador e exigente. Os mais velhos já são colocados como pessoas que não estão aptas a exercer determinadas funções, garantindo qualidade e produtividade. Já os mais novos são qualificados como inexperientes demais para ingressar em determinadas áreas. Em meio a toda essa discussão, a taxa de desemprego em 2011 girou em torno dos 10%, e apesar de ter tido o menor índice em dezembro desde 1990, 9%, a região metropolitana tem cerca de 1 milhão de desempregados.

E o que tudo isso tem a ver com o Projeto Arrastão? Tudo. Para fomentar novas oportunidades de trabalho e qualificar os moradores da região de Campo Limpo, a organização oferece diversas oportunidades de formação nas mais distintas áreas. No ano passado, por exemplo, um setor que vem crescendo muito ganhou atenção especial de uma turma. O curso de Gastronomia – Alimentos e Negócios ofereceu uma formação técnica em produção de alimentos, além de ter trabalhado com o grupo questões de mercado, estimulando assim os participantes conquistarem seus próprios negócios.

Esse foi apenas um exemplo. Em 2012, o Projeto Arrastão mais vez volta-se à comunidade, e a partir de diagnósticos socioeconômicos das famílias cadastradas, passar a definir algumas estratégias de atuação. Por isso, estão abertas até o dia 8 de março, inscrições para três novas oficinas. Essas oportunidades nasceram a partir de uma observação e reflexão de como o Projeto Arrastão pode contribuir no desenvolvimento do potencial econômico da região, conta Henrique Heder, responsável pelo cadastro dos interessados.

"São três novas oficinas nesse momento. Todas elas são técnicas e estão amarradas ao Programa de Formação de Jovens. A escolha das linguagens oferecidas segue alguns critérios", aponta Henrique. "O primeiro é o que o Projeto Arrastão já possui de metodologia e espaços / equipamentos e experiências desenvolvidas, e que pode replicar. A segunda é o que os parceiros oferecem e que está alinhado com o diagnóstico socioeconômico já existente e no perfil das comunidades atendidas por nós. E o terceiro é abertura para novas áreas profissionais, quando surge uma nova demanda", explica Henrique.

As oficinas de "Vendas Automobilísticas", "Panificação" e "Jardinagem" acontecerão aos sábados, tendo as duas últimas durações de oito meses, e a primeira, quatro. Há vagas para turmas da manhã e tarde, e a inscrição pode ser feita até o sábado, 8, das 9h às 17h no Projeto Arrastão, falando com Henrique Heder. Se você não tem disponibilidade, basta acessar a página do Projeto Arrastão e se inscrever online.

 Na rede

Cadastre-se online

Aprender , Cozinhar e Vender

 

 

 

 

 

 

Untitled Document