Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Pluralismo do Olhar

24/02/2012

Exposição de fotos de jovens marca o encerramento da Oficina de Fotografia; atividade foi oferecida aos jovens do Arte Além dos Muros do Projeto Arrastão.

Onde está o belo? Quais são as belezas da sua comunidade? Voltada para os jovens do curso Arte Além dos Muros, a Oficina de Fotografia Contemplativa foi encerrada com chave de ouro. A exposição "O Pluralismo do Olhar" irá enfeitar os corredores do Projeto Arrastão a partir dessa semana. A atividade foi uma iniciativa do educador de comunicação Tiago Luiz com a intenção de levar aos jovens a possibilidade de aprender a mudar um pouco e treinar os seus olhares para o belo.

Em janeiro, os 30 jovens que participaram da oficina passearam pelo bairro do Campo Limpo para re-conhecer, é isso mesmo, conhecer de novo o local em que muitos deles cresceram ou passaram a maior parte de sua infância. Agora, durante o mês de fevereiro eles participaram do processo de editar e selecionar, cada um, uma foto. E a tarefa não foi fácil. "Ao todo foram mais de 1.100 fotos, e eu fui totalmente imparcial. Deixei que cada um selecionasse a sua foto e cada uma tem um valor sentimental para eles.", conta Tiago Luiz.

Fotos surpreendem quem passa e muitas vezes não reconhece que o local das fotografias é o próprio Campo Limpo. E o nome da exposição Pluralismo do Olhar tem a ver com isso, com a possibilidade de novos olhares em relação àquela comunidade. "Foram vários olhares plurais, são vários recortes de uma mesma realidade", completa Tiago.

Para os jovens a exposição é uma consequência de todo o trabalho realizado durante o mês de janeiro e mostra que as lições passadas dentro da sala de aula foram muito proveitosas. "Agora eu sei que quando você tira uma foto a imagem vai muito além do que os olhos podem ver assim, rápido sabe? Antes eu passava aqui pelo Campo Limpo correndo, não conseguia ver tantas belezas, mas agora nas fotos a gente olha mais os detalhes.", conta Ygor dos Santos Silva, que também falou orgulhoso sobre a oportunidade de ter suas fotos expostas pelos corredores do Projeto Arrastão. "Eu até pensei bastante na possibilidade de ser um fotógrafo. As minhas fotos ficaram show e agora a exposição é uma oportunidade das pessoas verem que a gente também tem qualidades e divulgar o nosso trabalho.", explica o jovem de 15 anos.

Expor a beleza das fotos não foi a única preocupação dos educadores responsáveis por essa exposição. Cada foto está fixada em uma placa de raios-X, dando uma nova utilidade a esse material, que antes seria descartado. "É uma forma de usar esses materiais e mostrar que com um pouco de criatividade a gente consegue criar vários trabalhos, é só pesquisar que é possível realizar trabalhos sensacionais com os nossos jovens.", finaliza Tiago.

Ouça aqui um trecho da entrevista com o educador Tiago Luiz:

 Na rede

Fotografia Contemplativa

 

 

 

 

 

 

Untitled Document