Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Fotografia contemplativa

20/01/2012

Aulas de fotografia complementam o curso Arte Além dos Muros; educandos estão aprimorando o olhar sobre a arte através das lentes das câmeras fotográficas

Pinturas, esculturas, instalações, exposições. Muita arte! O programa Arte Além dos Muros, curso do Projeto Arrastão que com o apoio do Fundo Municipal da Criança e Adolescente – FUMCAD, busca dar uma formação geral sobre arte para o jovem cardume da organização. Desde setembro do ano passado eles têm frequentado galerias, analisando novas referências, pintando, resumindo: fazendo arte. Para aprimorar ainda mais o olhar dos jovens, a coordenação do programa junto com os educadores decidiram criar um curso extra de fotografia contemplativa.

Durante todo mês de janeiro, o educador Tiago Luiz da Silva Lima tomou frente nesse projeto piloto que buscou desenvolver nos jovens um novo olhar sobre a fotografia. No total, 30 jovens do programa estão participando das aulas, às terças e quintas, nos dois turnos. E se perguntaram: o que é a fotografia contemplativa? Que novo olhar é esse que está sendo proposto?

"A fotografia contemplativa está relacionada com o nosso olhar no cotidiano, não tem nada muito teórico, mais voltado para a realidade e como nos relacionamos", explica o educador. O conceito de olhar contemplativo e apreciativo está relacionado a aprender a olhar o belo ao invés de olhar somente o que está ruim.

Os jovens estão tendo a oportunidade de sair com os equipamentos disponibilizados pelo Projeto Arrastão para apreender e reeducar o olhar para a contemplação. "Muitos desses jovens vem de casa todos os dias e não conseguem enxergar a beleza na sua comunidade, e com essas aulas estamos tentando mudar isso", conta o educador que exaltou a oportunidade inclusive de registrar as melhorias no bairro. "A canalização do córrego, por exemplo, não está sendo registrada oficialmente, então os meninos puderam ver e acompanhar tudo desde o início e fotografar imagens surpreendentes." completa.

Apesar de finalizarem o curso com mais de 1000 fotos, a intenção foi fazer uma triagem, de aproximadamente duas fotos por aluno, e criar uma exposição dos educandos no próprio Projeto Arrastão. "Queremos mostrar a realidade e o valor de cada um.", conta o educador. A ideia também é mostrar para a comunidade as imagens capturadas pelos jovens, mostrando para eles as tantas belezas presentes em seu dia a dia, dando cada vez mais voz ao nosso cardume.

 Na rede

Segundo meus olhos

Aprendendo a ser arteiro

 

 

 

 

 

 

Untitled Document