Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

No meio do caminho tinha um Sarau...

03/12/2011

Crianças, adolescentes e jovens se juntam para celebrar a arte de ler e escrever em 2011; o encontro literário ganhou o pátio e muitos fãs nessa semana

- Você é o próximo, soa uma voz lá no fundo do corredor. Uma voz que quase alcança, com as mãos que nem tem, as costas do próximo a ocupar o centro do pátio do Projeto Arrastão. Quinta-feira, primeiro dos últimos dias do ano, já no clima de festa e reencontro, comum de véspera de Natal, e ainda há tempo para encontros inspiradores regados a poemas, crônicas e apresentações culturais.

Misturando grandes com pequenos, mais novos com mais velhos, quietos com inquietos, o sarau que aconteceu na quinta-feira foi uma grande festa. Literalmente. Envolvendo todos os públicos atendidos pelo Projeto Arrastão, o encontro abriu espaço para diversas formas de arte. E o melhor: tanto pela manhã quanto à tarde.

Dizem que quem conta um conto aumenta um ponto. Os adolescentes que fazem Mediação de Leitura, orientados pela educadora Diana Lacerda, sabem bem dessa história e já ouviram muito essa expressão. Afinal, quantas vezes eles não leram esse ano para crianças de todos os tamanhos e idades? Dezenas delas. Uma das últimas vezes que isso aconteceu, pelo menos em 2011, foi durante o Sarau. Foi essa turminha a responsável por abrir o encontro poético com suas boas histórias.

Saem de cena as páginas de livros para entrar o som e o ritmo do Arrasta-Lata, só que com poesia como cobertura. A turma do Módulo Vermelho, do Centro para Criança e Adolescente – CCA, foi a terceira a mostrar a que veio, apresentando aos convidados um belo jogral, seguida da do Amarelo, também CCA, com a literatura de cordel e do Azul, com poesias.

O bloco da Educação Infantil abriu alas com uma apresentação musical, seguido da representação do poema "Flor Amarela" – pensem aí como essa turminha que não passa de alguns centímetros ficou fantasiadas de florezinhas?!? e fechando com com outra apresentação musical, agora da turma dos menores. Diana Lacerda, uma das apresentadoras do Sarau, desafiou os convidados num divertido Jogo de Improvisação, prontamente aceito por todos.

O Oásis literário no Projeto Arrastão foi caminhando para o seu final com a leitura coletiva de alguns poemas conhecidos, dando espaço para se falar e viver um pouco da cultura negra. Na parte da tarde, fechando definitivamente o encontro, os educadores do CCA, Juventude e Educação Infantil desfilaram todo o seu talento musical numa afinadíssimo – há controvérsias – grupo musical. Confira a performance dessa turma no vídeo abaixo. É ou não é igualzinha à versão original?

 Na rede

O que é o CCA

Quer saber mais? Leia o ECA

Formação para o Futuro

 

 

 

 

 

 

Untitled Document