Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Formação para o futuro

26/11/2011

Educadores do CCA e do CJ do Projeto Arrastão recebem formação sobre a Sala Futura; objetivo é facilitar e orientar o acesso à midiateca pelos educandos

A Sala Futura, recém-inaugurada no Projeto Arrastão, chegou com o objetivo de levar à comunidade e aos educandos da instituição acesso ao acervo de programas da emissora, criando uma midiateca. A intenção é disseminar o conteúdo do canal e disponibilizá-lo para a população aumentando o seu alcance.

 Confira aqui um vídeo sobre o lançamento da Sala Futura no Projeto Arrastão:

A Futura desenvolveu espaços semelhantes em outros três estados, se adaptando de acordo com a necessidade e o perfil do público alvo. No Projeto Arrastão, a Sala possui vídeos educativos, artísticos e culturais, além de programação voltada para o público infantil, sempre com uma mensagem de conhecimento no final de cada exibição.

Para facilitar e direcionar a utilização do espaço, os educadores e educandos do Núcleo Maré Alta receberam uma formação sobre a metodologia que deveriam aplicar durante as sessões de vídeos, por exemplo. Agora, esse conteúdo aprendido é replicado para os outros educadores do Projeto Arrastão, tanto do CCA – Centro para Crianças e Adolescentes, quanto do Centro para a Juventude.

Durante essa semana, foram reservadas algumas horas para que Franciele Resende, educadora do Núcleo Maré Alta e uma das responsáveis pela Sala Futura, pudesse explicar sobre o funcionamento e dinâmicas aplicadas dentro do espaço. "Não é somente passar o programa, é conversar com os educandos antes, durante e depois das sessões, levando sempre em consideração a percepção dele sobre o assunto discutido e abordado no vídeo.", completa.

A Sala Futura tem como monitores, os jovens "referências" do núcleo de comunicação, que realizam as dinâmicas com os educandos durante a permanência deles no espaço. E o papel do educador é acompanhar o processo e interagir junto com os pequenos, durante as apresentações, dinâmicas e atividades lúdicas complementares, como artes cênicas, desenhos e pinturas.

Para que eles entendam como funcionará a metodologia da sala, Franciele aplicou nos educadores que estavam recebendo a formação, dinâmicas semelhantes com as que irão acontecer com os educandos. "Pedi que eles fingissem serem crianças, passei o programa Livros Animados e discutimos sobre o tema. Eles desenharam, fizemos jogo da memória, tudo sempre relacionado ao vídeo." conta a educadora.

 Livros Animados:

A Sala Futura funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Sendo que nas sextas, o espaço é reservado para o uso da comunidade. Vale a pena conferir!

 Na rede

Lançamento – Sala Futura

Matéria no Conexão Futura sobre a parceria

Livros Animados

 

 

 

 

 

 

Untitled Document