Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Sobre Brincar e Aprender

18/10/2011

Projeto Arrastão participa de encontro internacional de brinquedotecas no Memorial da América Latina;

Tem quem pense que brincadeira não é coisa séria. Mas para os educadores que estiveram no II Encontro Internacional de Pesquisadores do Brincar, o debate teve seriedade. Nos cinco dias de encontro, realizados no Memorial da América Latina, em São Paulo, aconteceram oficinas, debate e diversos momentos de troca de experiências. Tudo entre os dias 11 e 15 de outubro.

E como o Projeto Arrastão possui uma grande, bela e diversa brinquedoteca, não poderia deixar de ter um representante neste importante encontro. Quem nos representou foi Eliana Fahl, que já foi aluna do Projeto e hoje é responsável pelo espaço que possui brinquedos, jogos, livros e até um palco para fantoches. Fahl conta que "para o Projeto Arrastão foi um momento de fortalecimento e prova de que estamos no caminho certo e na direção certa com o trabalho feito em nossa Brinquedoteca", conta.

Nestor Sanchez é um dos brinquedistas que participou do evento. Ele é da Colombia, onde coordena um dos programas da Dia de laNiñez, uma organização social que trabalha com a pedagogia do brincar. , Sanchez conta que "a ONG trabalha somando forças com o governo, empresas e a comunidade." Uma das principais ações deles é uma brinquedoteca itinerante. A ação é similar a do Projeto Arrastão, onde o espaço é aberto para a comunidade. Todos os 68 representantes do Dia de laNiñez se estiveram no encontro, onde puderam falar sobre sua experiência.

Uma dos aprendizados que Fahl trouxe do encontro foi perceber que a afetividade entre os pais e alunos aumenta na hora do brincar. Isso ajudou para a conclusão de um dos debates que a brinquedista do Projeto Arrastão participou, que concluiu que o ponto de relação com a família e o aluno, é o caminho certo. Ainda trabalhoso, mas que ainda vai gerar muitos frutos.

 Na rede

Paradinha na brinquedoteca

Sobre o encontro

 

 

 

 

 

 

Untitled Document