Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Made in Coreia do Sul

05/08/2011

Voluntários da Hyundai Motor Company passam uma semana trabalhando no Jardim Vale das Flores; comunidade recebe há 10 anos o programa CorArrastão.

“Eles não são daqui”. “Nossa! De onde eles são então?” Assim como as esquinas do Jardim das Flores, em Taboão da Serra, essas perguntas sempre apareciam de repente no caminho dos jovens sul coreanos que andavam de um lado para outro da comunidade. As dúvidas, vindas de gente de todos os tamanhos, parecia um mantra. Mas logo foi desvendada. Também pudera. De uma hora para outra apareceram 60 jovens vindos de um país muito distante, falando uma língua diferente e, o melhor, para ajudar, e muito, a fazer florescer esse jardim.

Desde a última sexta-feira (29), o Projeto Arrastão recebeu jovens universitários sul coreanos para um trabalho voluntário no “Arrumando a Casa 2”, iniciativa de desenvolvimento comunitário na cidade de Taboão da Serra. O trabalho é fruto de uma parceria entre a ONG Habitat para a Humanidade Brasil, Associação de Moradores do Jardim Vale das Flores, Instituto Azzi, Prefeitura local e Projeto Arrastão. Os estudantes fazem parte do "Happy Move Global Youth Volunteers", programa da Hyundai Motor Company que traz jovens de toda a Coréia do Sul para realizar trabalhos sociais em países como Brasil, China e Índia. Essa é a quarta vez que eles fazem ação no Jardim Vale das Flores.

Além de a mão na massa, literalmente, os voluntários também puderam participar de uma série de ações articuladas pelo Projeto Arrastão. Uma delas quem puxou foi Gustavo Crespo, nosso voluntário. Inspirado no trabalho que já faz no Jardim Valquíria (leia aqui), Gustavo levou para o Jardim Vale das Flores sua arte em pintar as casas. Muita cor, linhas e um novo visual foi se fazendo nesses últimos dias.

Colocando todos para o alto, nossas educadoras de atividade física fizeram diversos momentos de relaxamento e fortalecimento muscular. Afinal, haja pique para tanto trabalho. Uma oficina de Pipa também aconteceu, reunindo meninos e meninas que apareciam de todos os cantos, enquanto a Vigilância Sanitária fez orientações e distribuiu panfletos aos moradores. Um plantão com Assistentes sociais do Projeto Arrastão também ficou no local durante todos os dias da ação.

Para terminar com chave de ouro a nossa história volta pro começo. No último dia de trabalho na comunidade, os voluntários se reuniram no pátio do Projeto Arrastão, como quando chegaram, para fazer aquilo que mais gostaram: sambar. Ao som do Arrasta-Lata, que abriu a semana de trabalho, os estudantes voltaram pra casa.

Na Rede

Sobre o Habitat

Sobre a Prefeitura de Taboão da Serra

Sobre a Hyudai Motor Brasil

Sobre o Instituto Azzi

 

 

 

Untitled Document