Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

ECA, sim!

02/08/2011

Jovens do Projeto Arrastão se juntam a outros para organizar a Conferência Regional dos Direitos da Criança e Adolescente

Ano: 2006. Na época, Washington dos Santos Gabriel, Diego Vilares e Fábio Lima, então jovens do Projeto Arrastão, conheceram o Estatuto da Criança e Adolescente através de encontros na Escola da Vila, no Butantã. Nesses encontros, juntos com alunos de lá, os três puderam aprofundar seus conhecimentos sobre os deveres, e principalmente, os direitos da galera da idade deles. Do conhecer ao articular coisas em Campo Limpo relacionadas ao tema foi um pulo. Ou melhor: uma página.

Ano: 2011 E o tema continua forte e pulsante para o Projeto Arrastão. Os três que começaram essa história já seguiram seus rumos. Das formações sobre o ECA levaram na bagagem muito conhecimento sobre leis que, muitas vezes, nem são lembradas por aqueles que trabalham com esse público. Mas se saíram três, chegaram 10. Dez jovens, alunos de oficinas, cursos e projetos nossos, integram desde abril desse ano as discussões sobre o Estatuto da Criança e Adolescente no Campo Limpo.

Esses meninos e meninas fazem parte de um fórum, organizado pelas próprias organizações sociais da região, que se propõe a discutir o tema. “As organizações sociais de Campo Limpo resolveram se organizar para criar um fórum para discutir assuntos relacionados ao ECA, pois é algo importante para todas. Todas elas trabalham com crianças e adolescentes”, conta Unilson Mangini, que está acompanhando o grupo.

Hoje, 2 de agosto, essa turma tem mais um encontro marcado. Representantes de educadores e jovens dessas instituições voltam a se encontrar para debater direitos e deveres das crianças e adolescentes. Tudo, conta Unilson, está ganhando novo gás, nova fonte de inspiração; a Conferência Regional dos Direitos da Criança e Adolescente. “Uma vez por mês as organizações sociais aqui do Campo Limpo estão se reunindo para preparar a Conferência Regional, algo específico sobre as necessidades do nosso bairro. Está sendo um espaço muito rico de troca de informações, de aprendizagem entre as instituições, de articulação de coisas interessantes”, conta Unilson, que já pede para deixar a data desse encontro marcada na agenda.

“Será dia 23 de setembro a Conferencia Regional de Campo Limpo sobre os Direitos da Criança e Adolescente, lá no Céu Casa Blanca. É muito importante a participação de todos”, convida Unilson.

Na rede

Comemorações dos 21 anos do ECA no Projeto Arrastão

Calçada Poética celebra os 21 anos do ECA

Programa de Formação de Jovens

 
 

 

 

 

 

Untitled Document