Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Sobre educação e Maça do Amor

29/07/2011

Crianças da Educação Infantil participam de atividade que dá água na boca; com vocês nossos pequenos cheffs.

Olhares curiosos que mal vêem o balcão onde uma bacia de maças devidamente lavadas e descascadas estão. Rapidamente um dos novos “donos” da Cozinha Experimental, aquele que mal mede 60 centímetros, logo acha uma alternativa para ver tudo que se passa lá em cima. Lá, onde os adultos estão. E as maças também. No balcão. Em seguida todos sentam em suas cadeiras; comportados, ansiosos. Chamam uns aos outros e mostram pro auto. No teto, como nas cozinhas mais chiques dos melhores restaurantes, uma espelho gigantesco para quem todos possam acompanhar receita por receita passadas ali, todos os dias, durante as oficinas de gastronomia. Na quinta-feira, 28, porém, os donos da cozinha são outros. Tão aplicados quanto; tão menores um tanto.

Cerca de 210 crianças da Educação Infantil participaram nessa semana de uma atividade diferente e inspiradora. Elas saíram da sala de aula, de suas atividades normais, para visitar a Cozinha Experimental do Projeto Arrastão, um espaço especialmente preparado para capacitaçoes gastronômicas, uma linguagem que sempre foi muito forte na instituição. Esses pequenos e pequenas viveram a deliciosa experiência de ver fazer, e ajudar o sonho de consumo de cinco em cada quatro crianças: Maça do Amor.

“Muitos deles são bem pequeninhos e não conseguem entender, claramente, do que estamos falando. Então a atividade passa a ganhar dois sentidos; a primeira é essa experiência de ir lá acompanhar como se faz aquele doce, que é muito bonito. E um outro é que a gente manda para os pais a receita da Maça do Amor. Consequentemente os pais lêem o bilhete, e assim, o caderno de seus filhos. E acabam vendo outras informações que mandamos por lá”, conta Ariana Marilda, educadora e uma das responsáveis pela atividade.

“As crianças já fazem atividades na área da culinária em sala de aula. O que a gente quis dessa vez é expandir isso, tirá-los desse universo e oferecer a eles a possibilidade de ter contato com uma cozinha de verdade, diferente, grande como a nossa. Eles ficaram apaixonados pelo lugar”, conta a educadora Luciana Cândido, que também acompanhou a atividade.

A aula especial de como se fazer uma Maça do Amor durou toda a quinta-feira, com as turmas da manhã e tarde da Educação Infantil. Visitas especiais ajudaram a criar esse ambiente mágico no qual as crianças mergulharam. Uma coincidência deixou as crianças eufóricas. “Na hora em que a gente estava lavando as maças para descascar, e explicando pra elas sobre esse cuidado com os alimentos, a empresa que entrega frutas aqui no Projeto Arrastão chegou. E foi muito legal, pois a gente aproveitou para contar como os produtos chegavam, sobre eles eram transportados, os cuidados que temos para eles não ficarem ruins”, fala sorrindo Ariana. Luciana complementa: “A Selma, nossa gestora, também participou da atividade. Foi muito engraçado. Ela subiu até a cozinha para contar às turmas a história da Bela Adormecida. Dizer que a princesa ficou dormindo por tempos por causa de uma maça que ela comeu. Mas essa, contou a Selma, essa não tem nada não. Pode ser comida tranquilamente”, finaliza sorrindo Luciana.

Além de serem levadas para casa, para os pais dessa turminha de pequenos chefes de cozinha, várias unidades de maça do amor foram distribuídas para funcionários do Projeto Arrastão. Foi ou não foi uma tarde deliciosa?!

Na Rede

Sobre a Educação Infantil

Matéria sobre Luciana Cândido

Perfil do Projeto Arrastão no Facebook

Perfil do Projeto Arrastão no Twitter
@projetoarrastao

 

 

 

 

Untitled Document