Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Faixa de capitão

21/06/2011

Agora, o Programa de Formação da Juventude conta com 12 jovens referências; idéia é co-responsabilizar todos pelo espaço do Projeto Arrastão.

Para quem gosta de futebol sabe muito bem o que significa receber a faixa de capitão da equipe, não é verdade? Sempre aquele jogador mais experiente e respeitado por todos do time é quem fica responsável por tomar algumas decisões dentro de campo. E foi justamente assim que surgiu a ideia de se fazer o mesmo no Programa de Formação de Juventude. Como assim? Quem explica resumidamente é a própria coordenadora Fernanda Manzoli. “Jovem Referência é aquele que serve de espelho para os outros”.

Ao todo, foram eleitos 12 jovens considerados referência. Cada um dos cursos da juventude tiveram um representante em toda essa história. E quem disse que para escolher esses talentos foi fácil? “Existem valores básicos e fundamentais que valem para todos, como por exemplo: respeito, compromisso, pontualidade, educação, cooperação, solidariedade, união, etc... E os escolhidos para iniciar este processo demonstraram durante este semestre um comportamento inspirador”, reforça Manzoli.

E um desses meninos é Sávio Gonçalves, 18 anos, jovem no curso de audiovisual. Entre as novas funções, ele pretende auxiliar no funcionamento das oficinas , servindo como um apoio na organização do trabalho coletivo junto com a coordenação. “É muita ‘responsa’, mas a gente dá conta”, declara o jovem.

Fernanda ainda explica que vai acontecer uma espécie de rodízio. Isso porque este "papel" de jovem referência incentiva, segundo ela, o outro menino a querer ser referência. “E agora, todos querem ser um jovem referência. O objetivo era de causar esse movimento mesmo. Assim estamos desenvolvendo liderança, articulação, responsabilidade, diálogo entre os jovens, união, cooperação, entre outros. Estamos iniciando o Jovem referencia pela primeira vez este ano, isso significa que muitas coisas estão em aberto”, diz Manzoli.

O trabalho das escolhas desses meninos aconteceu juntamente com a equipe pedagógica e os jovens. Isso mesmo. Todo mundo teve voz nessa escolha. “Nada imposto e sim dialogado e explicado sempre com o intuito de dar sentido para o que for decidido”, completa Fernanda.

As atividades dos jovens referências começaram oficialmente na última sexta-feira. A gente continua contando essa história nas próximas edições.

Na Rede

Uma juventude ligada

Programa de Formação de Jovens

Blog Maré Alta

Capitães da Seleção de Futebol

 

 

 
 

 

 

Untitled Document