Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Pratas da casa #01

27/05/2011

Ontem eles eram crianças e jovens que participavam das nossas atividades. Hoje, trabalham dentro do Projeto Arrastão. Com vocês, Fahl e Danilo.

A história da Eliana Fahl e Danilo Calazans são apenas duas de muitas que representam a valorização que o Projeto Arrastão dá a seus alunos. Hoje, começamos a primeira parte de uma série especial sobre nossos funcionários que, até ontem, faziam parte das nossas listas de presença de alunos.

E por que a Fahl e o Danilo? Porque conversamos com uma das mais antigas funcionárias daqui e dos mais recém contratados. Então, vamos por ordem dos mais experientes.

Hoje, uma das que mais se esforça pelo trabalho na Brinquedoteca é ela. Eliana Fahl adora tudo o que se refere ao brincar. E essa paixão começou na melhor fase da sua vida, a infância. “Eu cheguei no Projeto Arrastão com apensas sete anos de idade. Fazia diversas atividades no antigo CJ, Centro de Juventude, hoje conhecido como CCA – Centro da Criança e do Adolescente”.

Fahl cresceu, cresceu, cresceu e, aos poucos, começou a fazer parte de atividades de outros funcionários. A primeira ocupação dela foi como auxiliar da Educação Infantil. “Cheguei a ser professorinha da Educação Infantil, fui educadora do CCA... nossa. Fiz muitas coisas aqui”, e é verdade. Porque Fahl está há 22 anos fazendo parte da equipe do Projeto Arrastão.

E o tempo de carreira da Fahl aqui na instituição é o mesmo da idade de Danilo. Isso mesmo. Aos 22 anos, ele chegou ao Projeto Arrastão com 13 sem ter noção do que iria fazer. Ele fez parte do extinto Módulo Verde, que era composto por crianças com 12 a 13 anos de idade. Hoje mudou e os adolescentes nesta idade pertencem ao chamado Módulo Vermelho. “Embora eu não sabia o que fazer, comecei a gostar muito das oficinas que mexiam com meio ambiente. Gostava de ir ao nosso galpão de materiais e separar o que tinha de reciclável”.

Atualmente, Danilo está à frente de um das ações do Projeto Arrastão, o Arrasta-Lata, que trabalha música e percussão com instrumentos construídos com material reaproveitável. Não à toa aquele gosto do Danilo pelas atividades de meio ambiente.

Com 16 anos, já era aluno do Arrasta-Lata. Danilo tocava tudo que era instrumento e ficou apaixonado por aquele ritmo contagiante. Era claro que ele se destacava pelo talento e dedicação às aulas e, logo virou monitor da turma. Danilo conta que uma das dificuldades é ser educador de quem ontem era seu amigo de oficina.

“Você tem que mudar sua postura, tem que dar bronca quando precisa até que seus amigos percebem que você não está ali por acaso. Depois que isso acontece, o trabalho flui. Com os mais novinhos é mais fácil trabalhar, porque eles já me veem como referência e sabem que sou o educador deles”.

Mais cobrado, Danilo ainda pretende se aperfeiçoar e está com planos de se inscrever em cursos de percussão e voltar à faculdade de Educação Física. Vai longe!

Na Rede

Indicação sobre carreira

Conheça o Arrasta-Lata

Conheça o Projeto Arrastão

Atividades na Brinquedoteca

Colabore com a gente

 

 
 

 

 

Untitled Document