Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Cultura viva

04/05/2011

Jovens do Projeto Arrastão participam de passeios culturais em São Paulo; atividades contribuem para formação de repertório cultural da galera.

Sempre preocupado com o desenvolvimento das pessoas que integram os cursos e oficinas oferecidas pelo Projeto Arrastão, procuramos estender as atividades para além de nossos muros. Através da participação em eventos, feiras, exposições, teatro e museus, há a busca de aumentar o contato de nossos jovens com todas as formas de expressão da arte. Da Educação Infantil ao Centro de Juventude, todos os peixinhos da instituição estão sempre conectados à arte.

E essa semana foi bastante agitada nesse sentido. Os passeios começaram na quinta-feira com a visita ao Céu Jaguaré. Uma turma foi assistir ao espetáculo "Julietas", da Companhia de Inventos. A peça é uma adaptação da obra de Willian Shakespeare e foi apresentada para mais de 1500 jovens até agora. A história percorre três núcleos bem conhecidos por eles: a família, a escola e a comunidade. Sem mortes e envenenamentos, de maneira poética, busca inspirar os espectadores a caminhar por sua vida de adolescente com amor, leveza e responsabilidade. Arte se unindo à educação. Do Centro de Juventude do Projeto Arrastão, 45 jovens foram ao local a convite da organização do espetáculo e puderam passar uma tarde deliciosamente cultural. Durante o final de semana, outro grupo de 50 jovens pôde assistir "A Carne", dessa vez no teatro Coletivo Fábrica, na Consolação.

No Projeto Arrastão a cultura teve especial destaque essa semana. Além do teatro, no sábado, 25 do CJ foram ao Museu de Arte Moderna de São Paulo. Inaugurado em 1948, por iniciativa do empresário Francisco Matarazzo. Com acervo principal de mais de cinco mil obras, reunindo mais de mil artistas entre os mais expressivos da arte moderna e contemporânea brasileira. E mantêm uma programação anual com diversas exposições, além de cursos relacionados à arte.

O contato com a arte além das salas de aula é enriquecedor e permite que os jovens possam desenvolver cada vez mais o seu senso crítico e estético, por isso a preocupação constante da instituição em incentivar essas práticas. De acordo com o educador - de criação gráfica do CJ, Fernando Ogushi, visitas a museus e espaços culturais são atividades importantes, pois possibilitam aos jovens educandos conhecimento, experiência e reflexões sobre os mais diversos assuntos. "Além de ser um incentivo para que esses jovens se tornem futuros apreciadores da arte e da cultura.", conta Fernando, que acompanhou a visita ao MAM. É isso aí: arte para inspirar e transformar!

Na Rede

Centro para a Criança e Adolescente

MAM

Grupo de Teatro Quereres

Céu

Companhia de Inventos

 

 

 

Untitled Document