Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Diversidade e identidade cultural

12/06/2012

Crianças do Recanto São José visitam o Projeto Arrastão e conhecem de perto o dia a dia da organização.

O Arrasta-Lata abre o dia dando boas vindas com seu batuque aos visitantes. Os pés pequenos, mas animadíssimos se preparam, porém ficam confusos, não sabem se dançam, se exploram o novo lugar, se pulam, se brincam. De quem serão esses pés agitados? O Projeto Arrastão está recebendo essa semana as crianças da Associação Santo Agostinho e que fazem parte do projeto Diversidade e Identidade Cultural.

"Esse projeto surgiu da necessidade de se trabalhar a cultura popular brasileira. Então foi feito um trabalho de mapeamento dos locais aonde as famílias dessas crianças nasceram, pra dai então dar um direcionamento para o projeto.", explica Bruna, educadora do CCA do Recanto São José – um dos espaços cuidados pela ASA.

Durante toda a semana, as crianças dos diversos CCAs – Centro para Crianças e Adolescentes – da ASA irão participar de oficinas e visitas monitoradas aqui no Projeto Arrastão. Eles estão participando de oficinas de percussão, confecção de brinquedos, entre outras atividades comuns no dia a dia da organização.

A visita a uma organização social faz parte do cronograma do Projeto Diversidade e Identidade Cultural, que proporcionou ainda a possibilidade das crianças de ir a museus, cinemas e teatro. E agora, podem conhecer e participar um pouco do dia a dia de uma ONG, sem ser a que eles já frequentam diariamente. O Projeto Arrastão foi escolhido após uma pesquisa e selecionado graças a sua semelhança aos projetos da ASA e também sua tradição e anos de trabalho bem sucedido, atendendo não somente crianças e adolescentes, mas também jovens e a comunidade do entorno.

A educadora Bruna contou um pouco mais sobre a visita ao Projeto Arrastão e explicou também sobre o projeto Diversidade e Identidade Cultural. Confira nesse vídeo:

A ASA promove o desenvolvimento das crianças em seus aspectos físicos, intelectuais e sociais tendo em vista seus interesses e sua faixa etária, visando à conquista da autonomia e a construção do conhecimento. De acordo com as informações disponibilizadas pela associação "O eixo organizador do trabalho é o brincar, onde a ASA entende que é a forma de expressão do pensamento e da comunicação infantil, além de ser a mais poderosa ferramenta da criança pequena para o seu aprendizado e o seu desenvolvimento".

 Na rede

Conheça a Associação Santo Agostinho

 

 

 

 

 

 

Untitled Document