Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Ajuda sempre em boa hora

12/06/2012

Doações movimentam a receita de Organizações Sociais e auxiliam na manutenção de programas de assistência à comunidade.

Pesquisas apontam que a taxa de consumo do brasileiro vem crescendo de acordo com o aumento do poder de compra das classes baixas e médias. Cada vez mais, os consumidores tem acesso a linhas de crédito, cartões e financiamentos. Isso tem facilitado e alavancado as vendas do comércio, além de possibilitar que seja feita aquela sonhada reforma na casa, uma troca de roupas de estações passadas.

Porém, o que isso tem a ver com doações para ONGs citadas no título? O raciocínio é bem simples: com a aquisição de novos produtos, roupas e objetos para casa, as pessoas têm a tendência a se desfazer dos antigos. E quem sai ganhando são os bazares, pois acabam por receber, muitas vezes, material que poderá ser tanto repassados para a comunidade, quanto vendidos a preços mais baixos, gerando assim, renda para a realização de novos projetos.

Algumas organizações sociais utilizam receita gerada pelo repasse das doações para a manutenção de programas sem financiamento público ou privado. O Projeto Arrastão – organização situada na região do Campo Limpo, zona sul da capital paulista, é uma das ONGs que recebe doações e utiliza a renda gerada pelo Bazar e Brechó na manutenção de programas que ainda não possuem patrocínio. "As doações são vitais para nossa sobrevivência como organização social, elas geram uma renda que é utilizada na manutenção predial, na continuidade de programas sem financiamento, nos atendimentos que realizamos com a comunidade, por exemplo.", explica Selma Dau Bertagnoli, coordenadora geral da organização.

De acordo com Dóris de Souza, uma das responsáveis pelo Bazar e Brechó do Projeto Arrastão, existindo à vontade, é bem simples realizar uma doação. "Nós recebemos solicitações tanto por e-mail, quanto por telefone, a partir disso iniciamos o contato para descobrir qual a doação, como podemos retirar ou se a pessoa tem disponibilidade de entrega aqui, e depois começamos a distribuição do que é doado. Algumas coisas vêm para o bazar e outras são doadas diretamente para a comunidade, de acordo com a demanda.", conta.

Dicas para não deixar que sua doação se torne um transtorno:

Procure locais próximos à sua residência para facilitar o transporte;

Doe objetos que estejam em bom estado de conservação, assim eles poderão ser repassados ou vendidos e podendo ser reutilizados por outras pessoas;

Se quiser se desfazer de roupas e sapatos, procure ONGs que realizem bazares ou distribuam para os moradores da comunidade;

Conheça o local que vai realizar a doação e saiba qual o destino eles pretendem dar para o material doado;

É possível realizar a doação não somente de roupas, sapatos e bolsas, algumas organizações recebem móveis, livros, DVDs, etc;

Algumas organizações são especializadas em receber móveis que precisem de restauração, elas retiram, reformam e depois vendem a preços mais acessíveis, com renda revertida para as obras realizadas por eles com a comunidade;

Caso você queira realizar a doação de cestas básicas, converse com a organização e descubra se é melhor entregar os alimentos, ou realizar uma doação financeira para que eles possam comprar os mantimentos.

Caso queira realizar doações para o Projeto Arrastão envie um e-mail para doacao@arrastao.org.br ou entre em contato através do telefone (11) 5841-3366.

 

 

 

 

 

 

Untitled Document