Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Vem aí o Educaesporte

08/06/2012

Projeto Arrastão, Fundação Abrinq e escolas da região se unem para a construção de campeonato esportivo no final do ano para promover práticas esportivas nas escolas.

A Fundação Abrinq reuniu educadores, coordenadores e diretores de escolas e organizações para construir em conjunto o projeto Educaesporte. Para isso, foram realizados encontros de formação com profissionais do Projeto Arrastão, Projeto Gente Nova, Escola Estadual Presidente Kennedy, CEU Campo Limpo, Escola Estadual Padre Francisco Silva e Escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu.

O objetivo o projeto Educaesporte é apoiar organizações que atuem diretamente com crianças e adolescentes que usam o esporte como ferramenta de desenvolvimento e melhora no desempenho escolar. A meta é atingir mais de 5000 adolescentes, em vulnerabilidade, em cinco regiões de São Paulo, através de atividades inclusivas de esporte que resultem na aprendizagem, desemprenho e permanência escolar.

Os profissionais que participaram das formações realizadas pela Fundação Abrinq aprenderam sobre a importância de atividades físicas e receberam noções teóricas e práticas de conceitos que facilitaram a construção de um campeonato no final do ano. As formações focaram tanto na construção coletiva tanto no entendimento do esporte como ferramenta para uma cultura de paz.

Os encontros foram realizados uma vez por semana, somando mais de 30 horas de troca de ideias e aprendizado. Os participantes puderam conhecer mais possibilidades da aplicação da educação física como ferramenta de educação além das quadras. "Na parte teórica o professor focou muito na educação física como cultura de paz, passando filmes e mostrando vários exemplos da atuação dos educadores nas escolas e organizações, e na prática eles explicaram sobre organização de eventos esportivos, desde a montagem da tabela até cerimônias de abertura e encerramento.", explica o educador de esportes do Projeto Arrastão, Cleber Castro.

"Antes de o campeonato acontecer, serão realizadas oficinas esportivas, escolhidas pelos jovens e pelos educadores, reuniões com os pais, tudo sendo construído de forma coletiva.", conta Cleber. "A Abrinq tem uma visão bem coletiva, que realmente tenta envolver a comunidade, os pais, diretores, professores e coordenadores. A ideia é que tudo seja construído de forma coletiva, o que deve garantir o sucesso do projeto e o alcance do esporte na comunidade.", completa o educador.

 Na rede

Saiba como foi o primeiro encontro de formação do projeto Educaesporte

 

 

 

 

 

 

Untitled Document