Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Quarta de brincadeiras

01/06/2012

Quarta na Praça fecha o mês do brincar no Projeto Arrastão, crianças e jovens aproveitaram a quarta-feira para brincar sem preocupações.

Celebrado durante todo o mês de maio, o direito ao brincar foi comemorado em grande estilo no Projeto Arrastão. Com direito a um dia dedicado ao brincar e atividades especiais em sala de aula, com resgate de jogos antigos, brincadeiras muitas vezes lembradas pelos pais e montagem de brinquedos.

Para fechar o mês com chave de ouro, a Quarta na Praça, no último dia 30, teve como tema "A importância do brincar". Os educadores do Centro para Juventude, Educação Infantil e Centro para Crianças e Adolescentes preparam uma manhã recheada com brincadeiras resgatadas da infância de seus pais. Os pequenos da Educação Infantil puderam se divertir com bolhas de sabão, cavalos de pau, pega-pega, duro ou mole e fitas feitas de papel crepom. "A maioria fica presa dentro de um espaço pequeno, muitas vezes sem quintal. Então, quando levamos o grupo todo para um lugar aberto, só para brincar é muito importante pra eles.", explica Neuzi Garcia, educadora da Educação Infantil.

Brincar vai muito além da diversão, as brincadeiras desenvolvem também o lado cognitivo e social das crianças e facilitando a interação entre eles.

A educadora Neuzi Garcia contou sobre as atividades realizadas com os peixinhos da educação infantil.

Os jovens não ficaram de fora da brincadeira. Junto com os educadores do programa Arte Além dos Muros produziram dois tabuleiros gigantes, em que as peças do jogo eram os próprios educandos. "Nossa ideia foi trazer uma atividade um pouco mais complexa, para os maiores. E chegamos nesses dois tabuleiros – um de dama e outro de aventura. Eles fizeram as cartas, com situações do cotidiano deles.", explica Germain Tabor, educador do programa Arte Além dos Muros. "Na brincadeira você exerce o trabalho coletivo, você tem que pensar, encontrar soluções, resolver problemas, eu acho que a brincadeira é um instrumento muito bacana de aprendizagem também.", completa.

Assisti aqui a um vídeo o educador Germain Tabor, onde ele conta um pouco sobre as atividades realizadas na Quarta na Praça do mês de maio.

 Na rede

Dia do Brincar no Projeto Arrastão

 

 

 

 

 

 

Untitled Document