Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Sábado é dia de saúde no Projeto Arrastão

18/05/2012

Palestras e atendimentos fazem das atividades do Sábado da Saúde referência para a comunidade do Campo Limpo.

O Projeto Arrastão há 43 anos vem trabalhando o desenvolvimento social da comunidade do Campo Limpo e seu entorno. Dentro dessa missão, um dos eixos trabalhados é a qualidade de vida dos moradores da região. Para isso, a Área Social da organização promove eventos que busquem conscientizar e aumentar o acesso da população a serviços básicos de saúde, palestras de orientação e esclarecimento dos mais diversos temas, sempre relacionados ao bem estar e qualidade de vida.

Em 2011, foram realizados seis Sábados da Saúde, oferecendo gratuitamente serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e optometria e atendimento odontológico. Além de uma parceria com óticas que realizam a doação e a venda de óculos para os atendidos. No total, foram realizados mais de 300 atendimentos, nas seis edições da atividade que contaram também com palestras de conscientização relacionadas à saúde, como doenças respiratórias, stress e direitos sexuais.

No último sábado, foram quase 200 atendimentos, que além de todos os serviços já oferecidos, as crianças puderam se divertir com a recreação infantil realizada voluntariamente por alunas da faculdade UNIÍTALO do curso de Gestão de RH, que também ajudaram na organização do evento e preenchimento de fichas de cadastro.

Outra atividade de bastante repercussão foi a palestra sobre saúde e bem estar ministrada por Márcia Fernandes Heder, professora voluntária de Ioga no Projeto Arrastão. O objetivo da palestra foi mostrar para as pessoas atividades simples que podem ser feitas em casa e sem grandes esforços usando os conceitos da Ioga, como respiração e movimentos de alongamentos básicos. "Esses exercícios simples, feitos em casa mesmo, na cadeira ou vendo televisão, trazem uma grande melhora para a saúde das pessoas, tanto física como emocional.", explica a palestrante.

Algumas dicas passadas por Márcia são simples e podem ser feitas em casa e são bastante acessíveis. "Se o problema é se deslocar ou o tempo, essa era a intenção, mostrar que é possível fazer em casa e que não precisa gastar tanto tempo. Se está em casa vendo televisão, mexe o pescoço, se movimente preste atenção na sua respiração, isso tudo já vai mudando o funcionamento do seu corpo e da sua mente.", completa Márcia.

E para fechar a manhã, após a palestra os participantes receberam uma sessão de massoterapia e puderam ver na prática a diferença que atividades de relaxamento fazem diferença. "Algumas pessoas saíram daqui sentindo os efeitos dos exercícios e eu acho que já devem estar fazendo em casa.", comemora a professora de Ioga, que aproveitou e estendeu aos moradores o convite às aulas de Ioga dadas por ela as sextas no Projeto Arrastão. "As aulas são abertas para a comunidade, e já tivemos quatro pessoas que vieram essa semana depois de assistir a palestra no sábado, sinal de que sentiram realmente o bem que podem fazer para sua saúde.", completa.

Caso você se interesse por essa atividade venha até o Projeto Arrastão e se inscreva nas aulas de Ioga, que são realizadas toda sexta-feira, às 7h30 na própria organização.

 Na rede

Márcia já deu um depoimento para o Projeto Arrastão ano passado na comemoração aos 43 anos da organização

 

 

 

 

 

 

Untitled Document