Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Quinta Cultural e de conscientização

15/05/2012

Atividade semanal do CCA do Projeto Arrastão tem quinta-feira dedicada à conscientização do uso da água

Durante o mês da água promovido pelo Núcleo de Meio Ambiente do Projeto Arrastão, os peixinhos do Centro para Crianças e Adolescentes – CCA - têm passado boa parte das aulas aprendendo um pouco mais sobre os cuidados em relação a esse bem tão precioso para o planeta.

E aproveitando a confraternização da Quinta Cultural – realizada há muito tempo com os peixinhos do CCA – a educadora do Núcleo de Meio Ambiente, Marina Domingos, preparou com seus educandos atividades que além de lúdicas, levavam uma mensagem de conscientização sobre os perigos do mau uso da água e a importância de sua preservação, porém eles aproveitaram e deram um foco maior na Dengue. "Trabalhamos muito o tema nas oficinas, então os menores puderam expor os trabalhos feitos em sala, assim cada aluno vai poder conhecer o trabalho feito pelo outro e a turma da tarde preparou uma apresentação de teatro.", conta.

Em parceria com o Washington Gabriel, referência quando o assunto é artes cênicas no Projeto Arrastão, o NEA – Núcleo de Educação Ambiental preparou uma apresentação de teatro para fixar ainda mais o tema. "É importante reforçar essas parcerias, o NEA tenta interagir com todos os núcleos aqui da organização.", completa Marina.

Quem também esteve presente na Quinta Cultural, foi a equipe do Núcleo Maré Alta, com dinâmicas realizadas inicialmente na Sala Futura, mas que foram apresentadas para os peixinhos presentes, tanto no período da manhã quanto da tarde.

Aproveitando todas as atividades realizadas pelos peixinhos, reunimos algumas dicas, retiradas do Portal AEXAM, que você pode começar a fazer agora mesmo na sua casa.

Confira aqui algumas dicas, retiradas do Portal AEXAM, que você pode começar a fazer agora mesmo na sua casa.

Elimine dos quintais recipientes que possam armazenar água. Lembre-se água parada e limpa é o local favorito para os mosquitos depositarem seus ovos;

BALDES E VASOS DE PLANTAS VAZIOS

Guarde-os de boca para baixo.

BANDEJA EXTERNA DE GELADEIRAS

Retire sempre a água. Lave a bandeja com água e sabão.

CACOS DE VIDRO NOS MUROS

Coloque areia em todos aqueles que possam acumular água.

CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS

Mantenha-os bem fechados. Tampe com telas aqueles que não tenham tampa própria.

CALHAS DE ÁGUA DA CHUVA

Verifique se elas não estão entupidas. Remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água.

GARRAFAS PET E DE VIDRO

Jogue fora todas as que não for usar.

LAGOS, CASCATAS, ESPELHOS D'ÁGUA DECORATIVOS

Mantenha-os sempre limpos. Crie peixes, pois eles se alimentam de larvas. Se não quiser criar peixes, mantenha a água tratada com cloro ou encha-os com areia.

LAJES

Retire a água acumulada.

LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA

Feche bem o saco plástico e mantenha a lixeira tampada.

PISCINAS

Trate a água com cloro. Limpe uma vez por semana. Se não for usá-la, cubra bem. Se estiver vazia, coloque 1 kg de sal no ponto mais raso.

PLANTAS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA (BROMÉLIAS OU OUTRAS)

Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não cumulam água. Se preferir mantê-las, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para 1 litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

PNEUS VELHOS

Entregue aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

RALOS DE COZINHA, DE BANHEIRO, DE SAUNA E DE DUCHA

Verifique se há entupimento. Se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não tiver utilizando-os, mantenha-os fechados.

SUPORTE DE GARRAFÕES DE ÁGUA MINERAL

Lave-os bem sempre que for trocar os garrafões.

TONÉIS E DEPÓSITOS DE ÁGUA

Lave com bucha e sabão as paredes internas. Tampe com telas aqueles que não tenham própria.

PRATINHOS DE VASOS DE PLANTA OU DE XAXINS, DENTRO E FORA DE CASA

Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.

VASILHAME PARA ÁGUA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Lave com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana.

O verão é a época mais comum do aparecimento da dengue, mas é preciso lembrar que o cuidado preciso ser feito o ano inteiro. Então, que tal seguir o exemplo de nossos peixinhos e começar a fazer a diferença em sua comunidade?

 

 

 

 

 

 

Untitled Document