Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Lixo extraordinário?

15/05/2012

Alunos do Centro para Crianças e Adolescentes do Projeto Arrastão fazem releitura das obras do artista plástico Vik Muniz.

Qual o destino dos resíduos dos produtos que consumimos? Para onde vai o lixo que produzimos? O lixo pode ser extraordinário? Pelas mãos do artista plástico Vik Muniz ele se transforma em obra de arte. E com os peixinhos do Projeto Arrastão também! Como? Continue lendo essa matéria que você vai descobrir...

Vicente José de Oliveira, mais conhecido como Vik Muniz, é o artista plástico brasileiro mais bem sucedido fora do país. Radicado em Nova Iorque, ele é conhecido por seus trabalhos e releituras de fotografias e pinturas famosas feitas a partir de materiais inusitados, como açúcar, café e até mesmo o lixo.

Durante as últimas semanas os educandos de 12 e 13 anos do Centro para Crianças e Adolescentes da organização começaram a estudar e conhecer um pouco mais sobre arte contemporânea. A educadora Juliana Garcia vem apresentando aos meninos referências sobre o tema e nas últimas aulas o foco principal têm sido as obras do artista plástico Vik Muniz. Durante os encontros, os alunos puderam conhecer as obras, assistir vídeos e pesquisar um pouco mais sobre as técnicas feitas pelo artista.

A educadora percebeu que os alunos ficaram muito impressionados com os trechos que assistiram do documentário Lixo Extraordinário – sucesso produzido por Vik Muniz, contando sua experiência com os moradores do lixão localizado no Jardim Gramacho, RJ. "Quando foi dito no documentário que aquelas pessoas que trabalhavam ali se sentiam como o lixo que catavam, eles ficaram muito impressionados, e agora passaram a ter um respeito maior e uma nova visão sobre os catadores de materiais reutilizados.", conta Juliana.

Assista aqui o trailer do premiado documentário de 2010, que auxiliou a transformação da vida dos moradores e catadores daquela área.

Depois de conhecer o trabalho do artista, os alunos se reuniram e começaram a pesquisar sobre a possibilidade de fazer uma releitura e começaram a produzir obras de arte utilizando materiais alternativos, seguindo o exemplo dele. Tudo feito de forma experimental e coletiva, e no final, o resultado foi surpreendente. Juliana conta que foram realizadas diversas tentativas até os resultados finais expostos no corredor do CCA, "Eu guardei todos os trabalhos, pois testamos diversos materiais até conseguir produzir fotografias com café, açúcar, chocolate, e eles puderam aprender na prática e o resultado final foi incrível.", completa.

Após reproduzir as imagens de diversos ídolos como, Pelé, Bob Marley e Michael Jackson, os educandos agora se preparam para produzir imagens baseadas no trabalho feito com os catadores do Jardim Gramacho. "A ideia é produzir em menor escala, claro, mas queremos fazer fotografias com pessoas que façam parte do dia a dia do Projeto Arrastão.", revela Juliana Garcia. Então é esperar e conferir em breve em nossos perfis nas redes sociais fotos das novas obras desses peixinhos tão criativos.

 Na rede

Conheça o trabalho do artista Vik Muniz

Saiba mais sobre o CCA do Projeto Arrastão

 

 

 

 

 

 

Untitled Document