Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Eu, autor!

20/04/2012

Parceria entre Sarau da Vila Fundão e Projeto Arrastão possibilita Oficina de Literatura para jovens; ideia é trabalhar a formação de criadores e leitores.

As periferias das grandes cidades estão lendo mais. E, às vezes, seus próprios autores. Pessoas nascidas e criadas dentro das comunidades, e que se inspiram, escrevem é são lidas por ela própria: a comunidade; pelo amigo, o padrinho, e por aí vai.

Esse fenômeno é recente, e tem muita contribuição de onde o Projeto Arrastão está inserido: a zona sul de São Paulo. Aqui vem se fortalecendo há algum tempo um movimento inspirador de estímulo a todas as formas de cultura. Entre elas, a literatura. Cooperifa, Sarau do Binho, Espaço Clariô são apenas alguns desses espaços e iniciativas. Tem outra, conhecida e reconhecida, que também ajuda a disseminar o gosto por ler e escrever poemas, crônicas, contos; é o Sarau da Vila Fundão. E é sobre ele essa matéria.

Na quarta-feira, 18, o Projeto Arrastão recebeu representantes do Sarau da Vila Fundão para uma boa conversa. E alguns ótimos planos. Segundo uma pesquisa chamada Retratos da Leitura no Brasil, publicada em 2011, o brasileiro lê uma média de 4 livros por ano. Já norte americanos leem 10. E europeus, 15. A diferença é ainda maior quando se fala da juventude, com 3,41 livros por ano, público que representa metade da população da região de Campo Limpo. E um dos principais focos de trabalho do Projeto Arrastão.

Diante desse cenário, além das iniciativas já desenvolvidas em sala de aula que estimulam a leitura e escrita, a partir da próxima semana os jovens do Projeto Arrastão ganharão um reforço de peso na área. Integrantes do Sarau da Vila Fundão irão fazer encontros quinzenais com uma turma de 40 jovens, alunos da organização. O foco do trabalho é abrir um espaço livre e criativo de produção literária, estudando autores, mas acima de tudo, produzindo conteúdos, e trazendo a comunidade como enredo e inspiração. Os encontros irão acontecer no Centro Cultural Natalia Rosemberg, em frente à Praça do Campo Limpo, bem próximo ao Projeto Arrastão.

O educador Tiago Luiz explica que esse não é o primeiro contato entre a organização e o sarau. Em 2011, as duas iniciativas já vinham desenhando um trabalho em conjunto. "Nossa vontade de já algum tempo é criar uma semana cultural dentro do Projeto Arrastão. Com essa parceria a gente vai conseguir sensibilizar um grupo para ajudar a articular isso tudo. Queremos ver aqui como um pólo de cultural da região", explica Tiago, citando quais são os temas dos encontros. "Os meninos vão aprender literatura, descoberta de texto, construção de poemas. E principalmente olhar pra comunidade e trazer essas iniciativas pra gente construir um sarau aqui também", finaliza.

 Na rede

Conheça pesquisa sobre leitura dos brasileiros

Visite o site do Sarau da Fundão

Sabe o que é um Clube do Livro?

 

 

 

 

 

 

Untitled Document