Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Água é o destaque do mês no Projeto Arrastão

20/04/2012

Núcleo de Educação Ambiental tem mês dedicado à água; CCA está aprendendo sobre cuidados, perigos e uso consciente desse recurso tão precioso.

Planeta Água. A Terra possui 2/3 de toda sua extensão ocupados por água. Por mais que pareça um recurso em abundância, de aparência infinita, atualmente os problemas em relação à sua escassez tem ocupado boa parte do tempo de estudos de biólogos, cientistas e ecologistas. Para que no futuro todos tenham acesso à água é necessária uma conscientização imediata e a base para que ela seja bem sucedida são as crianças. Pensando nisso, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Projeto Arrastão dedicou um mês inteiro ao tema, com atividades diversas com foco nos cuidados, perigos e uso consciente da água.

O Dia Mundial da Água é celebrado todo dia 22 de março. Desde 1992, quando foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é marcada por ações de conscientização e celebração dos cuidados em relação à agua. Foi criada inclusive uma "Declaração Universal dos Direitos da Água", que tem como primeiro artigo a seguinte resolução "A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.". E os educandos do Centro para Crianças e Adolescentes ampliaram as comemorações relacionadas ao tema para um mês inteiro de atividades como passeatas e a construção de "iscas" para mosquitos transmissores da dengue.

No próprio Dia Internacional da Água, os pequenos peixinhos do CCA realizaram uma passeata ao redor da praça central do Campo Limpo, para alertar a população sobre os cuidados que devem tomar para que no futuro, todos possam usufruir dos benefícios da água. "Nós começamos a trabalhar a água um pouco antes do dia 22 de março, depois de aprender sobre sua preservação, realizamos essa passeata de conscientização no bairro para em seguida abordar outros assuntos relacionados ao tema, como as doenças transmitidas através da água.", explica Marina Domingos, educadora de Meio Ambiente pelo programa NEA.

Na última semana, os educandos puderam aprender sobre a dengue, desde a transmissão da doença até o formato do mosquito Aedes Aegypti. Foi abordado em sala de aula também, o que fazer para evitar o desenvolvimento de criadouros e como eles devem proceder caso eles ou familiares sejam infectados. "Produzimos um mosquitoeiro de garrafa PET que serve de isca para os mosquitos e com as crianças menores fizemos um mosquito de revista, para que eles pudessem aprender e conhecer sobre a doença de maneira mais criativa e lúdica.", completa Marina.

Um dos objetivos desse mês de conscientização é que as crianças possam se tornar embaixadoras da água no bairro, e repassem para amigos e familiares tudo o que foi aprendido durante as atividades. Agora é esperar os resultados, afinal, elas são o futuro. E o futuro já começou aqui no Projeto Arrastão.

 Na rede

Entenda mais sobre o Dia Mundial da Água

 

 

 

 

 

 

Untitled Document