Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Doar Faz Bem

05/03/2012

Todos os dias o Projeto Arrastão recebe ligações de pessoas interessadas em fazer doações de todo tipo. Além daquelas financeiras, que podem ser feitas através do programa Cardume Cidadão, recebemos também doação de diversos tipos de recursos materiais que, devidamente analisados, são encaminhados aos núcleos ou espaços de atividade.

Para responder algumas das dúvidas mais frequentes de quem nos contata, o Projeto Arrastão fez essa matéria especial com algumas dicas e reflexões antes de fazer uma doação.

Quero fazer uma doação. Qual é o meu primeiro passo?

O que pode ser doado para uma ONG como o Projeto Arrastão?

Eu não preciso perder o que eu gosto para que o outro ganhe o que precisa.

Se não serve para mim, servirá para os outros?

Como farei minha doação chegar a quem precisa?

Há alguma forma de saber o que o Projeto Arrastão precisa nesse momento?

Como vou saber que a minha doação foi realmente importante e ajudou o Projeto Arrastão?

Simplificando, quais perguntas eu devo me fazer antes de doar qualquer coisa?

Como doar para o Projeto Arrastão?

Quero fazer uma doação. Qual é o meu primeiro passo?

O Brasil tem hoje uma infinidade de iniciativas sociais em diversas áreas. Das maiores àquelas de base, localizadas nos bairros, todas essas organizações contam muito com a colaboração da própria sociedade para continuar existindo. Por isso, quando decidir fazer uma doação do que quer que seja, realize antes uma pesquisa sobre o trabalho e a reputação da organização que está planejando efetuar a doação, se são reconhecidos, de fato, como um trabalho sério e transformador. Escolhida a ONG, entre em contato por telefone, faça perguntas sobre como eles usam as doações que recebem e de que forma prestam contas de atividades. Se ao fazer isso você sentiu confiança, então chegou à organização certa.

O que pode ser doado para uma ONG como o Projeto Arrastão?

O Projeto Arrastão trabalha na promoção educacional de dezenas de crianças, adolescentes e adultos e no desenvolvimento comunitário de diversos bairros na região de Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Realizamos muitas atividades diferentes na área de cultura, meio ambiente, comunicação, artes, esporte, entre outras diversas linguagens. O que você tem em sua casa ou empresa nos ajudaria a tornar as atividades mais eficientes? A melhorar nosso atendimento ao público? A possibilidade de criar alguma atividade nova para a comunidade? Com essas três questões você já terá, com certeza, várias possibilidades de doação em mãos.

Eu não preciso perder o que eu gosto para que o outro ganhe o que precisa.

Quando se resolve doar alguma coisa, é preciso não fazer isso simplesmente pensando que você irá ganhar espaço na sua empresa ou casa. Muito menos que a doação está acontecendo, pois o objeto doado quebrou ou está muito velho de tanto que foi usado. Faz bem para o coração e para a ONG que irá receber o seu presente, que você consiga avaliar de forma honesta e sincera o real estado do que está doando. E lembre-se: você não precisa abrir mão de alguma coisa que seja importante para você. O princípio da doação é estar feliz com o que está se fazendo.

Se não serve para mim, servirá para os outros?

Você gostaria de ganhar uma bicicleta linda, toda colorida, último modelo, mas sem as duas rodas e o pedal? Ou uma boneca faltando um bracinho? Não parece divertido, né? Então, antes de fazer uma doação é importante analise se o material doado ainda está em condições de utilização. Consulte a organização se ela realmente necessita do material a ser doado. Nem tudo pode ser aproveitado ou reaproveitado.

Como farei minha doação chegar a quem precisa?

Nem toda organização social tem carro para fazer a retirada de doações. O Projeto Arrastão possui um veículo, mas que não é somente para esse fim. Além de ser usado para levar alunos às atividades, transportar a equipe de educadores e gestores e fazer as compras, nosso carro também faz a retirada – pré-agendada – de doações. Mas, antes de solicitar nossa ida à sua casa, ficaríamos felizes se você analisasse todas as possibilidades que você dispõe para fazer isso. Assim, além de conhecer nosso trabalho sendo feito ao vivo e a cores, você estará ajudando, também, a darmos mais agilidade ao nosso trabalho com as crianças.

Há alguma forma de saber o que o Projeto Arrastão precisa nesse momento?

Em alguns períodos do ano temos necessidades específicas, como, por exemplo, durante o inverno, quando cobertores, agasalhos, etc., são mais do que bem vindos. Outras necessidades também surgem. Por isso, recomendamos que caso queira oferecer uma doação que supra exatamente uma necessidade de nosso trabalho, basta entrar em contato com o Projeto Arrastão e pergunte à área de doações as necessidades da organização no momento.

Como vou saber que a minha doação foi realmente importante e ajudou o Projeto Arrastão?

Todas as doações são importantes. Às vezes, o Projeto Arrastão pode não necessariamente usar o que recebeu diretamente ou em curto prazo, mas todas as doações são transformadas, de uma forma ou de outra, em benefício de nosso trabalho e da comunidade que atendemos.

Simplificando, quais perguntas eu devo me fazer antes de doar qualquer coisa?

Ao sentir vontade de doar alguma coisa, pare 5 minutos e se pergunte: antes de saber se eles podem retirar na minha casa, eu não consigo entregá-la em algum momento? Quem eu acho que está precisando disso realmente ficará feliz com essa doação? Ela será útil para o trabalho que eles fazem? Se eu trabalhasse lá, gostaria de receber uma doação nesse estado? Eu estou doando isso porque eu acho que ajudará alguém ou porque quero ter mais espaço em minha casa ou empresa? Fique atento às suas respostas e faça aquilo que for mais coerente com elas. Toda doação é bem vinda e nos ajuda muito a fazer acontecer o nosso trabalho, mas é importante também que ela venha no melhor estado possível, para que possamos usá-la em seu máximo potencial. Afinal, doar faz bem pro seu coração, mas muito mais para o coração das dezenas de famílias que passam por aqui todos os dias.

Como doar para o Projeto Arrastão?

Entre em contato por telefone no (11) 5841-3366 e fale com a área de doação. Por e-mail, basta encaminhar para doacao@arrastao.org.br. O Projeto Arrastão faz a retirada de determinados tipos de doações (temos apenas um veículo e que não é muito grande), mas é importante você já pensar se não seria possível a entrega direta na organização.

 

 

 

 

 

 

Untitled Document