Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Os peixinhos estão crescendo

28/02/2012

Alunos do Centro para a Juventude viram monitores durante as aulas de educação física; ideia é provocar uma vivência profissional e pessoal.

Luiz Henrique Costa Soares está crescendo. Mas quem é o Luiz Henrique? Mais conhecido como Tuti, o agora jovem começou no Projeto Arrastão ainda bem pequeno, quando era um peixinho na Educação Infantil. Muitos anos se passaram desde então e agora, depois de ter freqüentado também o Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) - ele faz parte do Centro para Juventude, dentro do Programa de Formação de Jovens.

Com 16 anos, Tuti é muito famoso entre nosso cardume e têm muitas histórias para contar. A sua vida se mistura com a da organização, igual a ela, o jovem vem crescendo e se transformando em um exemplo para os seus companheiros de sala. Conhecido por seu comportamento agitado e muito alegre, Luiz Henrique está usando toda essa energia dentro de campo. Participante da Escolinha de Futebol e frequentador das aulas de educação física do Programa Arrastão no Esporte, Tutti passou a ocupar um papel importante nas quadras: ser um monitor. Precursor dessa iniciativa, Tuti agora acompanha as aulas no período da tarde dando suporte aos educadores, tanto durante as atividades dentro de quadra quanto no cuidado com os peixinhos.

Para o educador Cléber Castro, a iniciativa além de ser um apoio para as aulas é uma oportunidade de dar aos jovens mais reponsabilidade e oportunidade de amadurecimento. "O Francisco (gerente do Programa de Formação de Jovens) veio com essa proposta de dar mais responsabilidade para eles através da ajuda aos educadores nas aulas, eles ajudam a organizar os pequenos, no desenvolvimento das atividades.", explica o educador. E depois de Tuti, mais quatro jovens procuram a coordenação para também ter a oportunidade de se tornarem monitores.

De acordo com Cléber, essa ação é um divisor de água na vida desses jovens. "Nós fomos surpreendidos com o resultado, em menos de um mês é impressionante a mudança de comportamento deles, o cuidado e o relacionamento com as crianças, eles têm dado muito suporte e fazendo a diferença.", completa.

Tuti reconhece que essa nova atividade tem feito diferença em sua vida. "Tenho uma cabeça nova, por causa da responsabilidade e do orgulho né (sic), eu nunca imaginei ser um estagiário de educação física.", explica o jovem que vê nesse trabalho uma oportunidade de retribuir tudo que já conquistou graças ao Projeto Arrastão. "Eu estou aqui desde pequeno então quero continuar e fazer alguma coisa por eles também, como se fosse um retorno.", completa.

Os jovens que estão como monitores no momento, além de Tuti são Bruno Marques da Silva, Henrique dos Santos Chagas, Thaiza Souza Maia e Josué de Souza Lopes. E servem de exemplo para os peixinhos que como eles um dia, começaram novinhos a jornada no Projeto Arrastão.

 Na rede

Programa Arrastão no Esporte

 

 

 

 

 

 

Untitled Document