Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Viajando para Roma sem sair de São Paulo

17/02/2012

Alunos do curso Arte Além dos Muros visitam exposição sobre Roma Antiga no Museu de Arte de São Paulo; visitas a museus fazem parte da grade do programa do Projeto Arrastão.

Ir além dos muros através da arte. Conhecer a Arte Além dos Muros do Projeto Arrastão. Esse é um dos objetivos das aulas do curso oferecido aos jovens da região do Campo Limpo, desde outubro do ano passado. E para isso, incluiu em sua grade curricular visitas a vários museus, exposições, bienais, para aumentar ainda mais o contato dos alunos com a arte.

Assim, essa semana eles partiram rumo ao até então desconhecido mundo da Roma Antiga. Mas como viajar para tão longe e conhecer o cotidiano de milhares de anos a.C? Talvez uma máquina do tempo? Bem mais simples. A exposição Roma – A vida e os imperadores, fica no MASP – Museu de Arte de São Paulo – até dia 22 de abril e trás um pouco do universo da época, até então conhecida pelos jovens somente através dos livros. O público tem a oportunidade de conhecer parte do acervo que sai pela primeira vez da Itália, e que poderia ser vista antes em museus importantes do país como o Museu Nacional Romano e o Antiquário de Pompeia. Com peças como as estátuas de Júpiter e da Deusa Ísis, máscaras teatrais, armaduras de gladiador e cerca de 60 jóias da época. A exposição marca a abertura da programação do MASP no Momento Itália Brasil 2011-2012.

A intenção das visitas é dar embasamento para os conteúdos trabalhados dentro de sala de aula. "Na grade do curso, eles tem uma disciplina de história da arte, então com a educadora Ana Helena, tentamos arquitetar esses passeios, para que alguns deles deem embasamento de alguma forma para o que está sendo discutido nas aulas.", explica o educador referência do curso Arte Além dos Muros, Germain Andrade. "O MASP foi uma pedida muito importante, pois além de ter uma estrutura muito grande, ele tem uma preparação que permite que eles tenham contato com a parte histórica de uma forma muito mais interessante, pela proximidade com obras originais.", completa o educador.

Os educandos receberam a orientação de educadores do museu e puderam perceber as grandes diferenças entre o mundo que vivemos hoje as antigas civilizações. "Eu achei muito interessante um espécie de caixa, que eles colocavam os mortos, os sarcófagos, é muito diferente.", conta a educanda Sibele Pereira. Para Tuani Araújo, também frequentadora das aulas do Arte Além dos Muros em atividades como essa é possível aprender sobre diversos assuntos. "Aumenta muito o conhecimento em história, cultura, e arte claro", conta a jovem.

A visita ao MASP é uma dos diversos passeios que foram realizados pelos educandos, eles já visitaram o Museu de Arte Sacra, a Bienal no Museu de Arte Moderna, e ainda estão agendadas visitas para outros espaços de cultura ao longo do curso. Estão planejadas uma vista por mês, até o final do processo e quem mais se beneficia é o jovem. "É um universo muito diferente daquilo que eles costumam conviver, por vezes eles ficam surpreendidos com as descobertas que vão surgindo no meio do caminho.", conta Germain Andrade.

Ouça parte da entrevista com o educador e descubra como o cardume do Projeto Arrastão está explorando cada vez mais o mundo além dos nossos muros.

 Na rede

Exposição Roma – vida e imperadores

Programa de Formação de Jovens

 

 

 

 

 

 

Untitled Document