Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Nadando em outros mares

24/01/2012

Núcleo de Comunicação Maré Alta aproveitam o mês para realizar passeios culturais; educandos do Projeto Arrastão participam de visita guiada à Casa das Rosas

Poesia, rosas e cultura! Uma mistura perfeita que encantou os jovens do Núcleo de Comunicação Maré Alta do Projeto Arrastão. O mês de janeiro está um pouco mais tranquilo em relação aos trabalhos de registro na organização, mas nada como ocupar o restante do tempo livre com cultura e arte. Os educandos foram visitar a Casa da Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. O centro cultural, localizado em um dos últimos casarões da Avenida Paulista, é um espaço que busca ser um refúgio artístico e poético em meio à agitação de uma das ruas mais movimentadas do país. No local é possível ter contato além da muita poesia, com saraus, recitais, lançamentos de livros, peças de teatro e exposições, tudo relacionado à poesia e a arte em geral.

Além disso, Os jovens do Projeto Arrastão participaram de uma visita guiada onde puderam interagir com a poesia concreta, onde para conhecer os espaços, eles precisavam desvendar e interpretar as poesias apresentadas a eles. "Foi uma visita monitorada, participamos de uma dinâmica onde em cada cômodo tinha um envelope, com uma poesia cheia de misturas, códigos, imagens e os meninos tinham que interpretar essa poesia e assim desvendar uma pista e passar para o próximo cômodo, e isso aguçou muito a mente deles, ajudando a pensar de uma forma muito criativa.", conta Francielli Rezende, responsável pelo Núcleo de Comunicação Maré Alta.

Para os jovens o contato com novas formas de arte é importante para abrir o leque cultural de cada um, e ir além dos muros da organização para conhecer esses espaços culturais dá oportunidade de conhecer espaços que não teriam acesso tão facilmente. "Ninguém conhecia a poesia concreta, foi muito bom para todos conhecer e entender mais sobre poesias e sobre a Casa das Rosas", conta Vitor Hugo, educando que faz parte do núcleo de comunicação desde agosto.

Outra oportunidade de contato com novas culturas foi a ida à Reserva Cultural para assistir ao filme francês "A Guerra está declarada", que conta a história da luta e da angústia de pais que descobrem que seu filho de apenas 18 meses tem um tumor no cérebro. Mas muito além do drama passado no filme, os jovens puderam conhecer uma nova linguagem cinematográfica, até então desconhecida. "Às vezes eu sinto que eles têm dificuldade para ter um olhar diferente, então, quis leva-los para esses lugares para poder aprimorar esses conceitos e ampliar a visão deles na hora de filmar, escrever e interpretar.", completa Francielli Rezende.

Assista o trailer do filme que os jovens assistiram na Reserva Cultural:

E assim, o Projeto Arrastão cumpre seu papel, levando cultura e arte para os jovens do Campo Limpo, dando oportunidade de acesso a espaços até então, inexplorados pelos seus educandos. "Eu nem sabia que existiam espaços como esses em São Paulo, foi muito bom ter a oportunidade de conhecer", conta Vitor Hugo.

 Na rede

Conheça a Casa das Rosas

Saiba mais sobre o Núcleo de Comunicação Maré Alta

 

 

 

 

 

 

Untitled Document