Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Ecologicamente corretas

24/01/2012

Núcleo de Moda e Design do Projeto Arrastão reforça a produção de ecobags; expectativa é de aumento das vendas com a ação da APAS que regulamenta o uso das sacolas plásticas

Uma sacola plástica demora cerca de 450 anos para se decompor. Muito utilizadas como sacolas de lixo, elas acabam indo parar em bocas de lobo, entupindo boeiros e causando estragos como enchentes. Pensando na reutilização dessas sacolas e em seu uso mais consciente, a APAS – Associação Paulista de Supermercados estabeleceu que a partir do dia 25 de janeiro desse ano nenhum supermercado associado à APAS irá fornecer sacolas plásticas descartáveis a seus clientes, incentivando assim o uso de outras opções mais sustentáveis como – ecobags, embalagens de papel, caixas de papelão ou sacolas de plástico biodegradável – como as feitas de amido milho.

O Projeto Arrastão – que há 43 anos trabalha com a mobilização e promoção do desenvolvimento da comunidade do Campo Limpo – há mais de seis anos trabalha em seu Núcleo de Moda e Design com a produção de bolsas e produtos feitos a partir de banners reutilizados de outdoors, que são enviados através de doações de parceiros e empresas. Os educadores da área qualificam mulheres da região interessadas em aprender as técnicas de produção e ter uma nova oportunidade de gerar renda para suas famílias. Um exemplo deste grupo, é o Cardume de Mães – formados na organização através de uma parceria com o Design Possível, atualmente têm a possibilidade de ver sua produção crescer graças a campanhas como esta, de conscientização em relação ao uso das sacolas ecológicas.

Exemplo do crescimento do interesse em relação à esse tipo de atitude ecológica é o destaque dado pelo jornal Folha de São Paulo no último domingo, dia 22, que destaca os diversos tipos de sacolas retornáveis disponíveis no mercado, sejam de lona como as apresentadas pelo Projeto Arrastão, quanto de buriti, tecidos, com propagandas ou com pinturas. Além de sustentáveis, as sacolas já se tornaram um acessório fashion. E você, vai entrar nessa moda também?

Confira nesse link o catálogo de bolsas e produtos feitos de banner reutilizados pelo Núcleo de Moda e Design do Projeto Arrastão:

 Na rede

Conheça a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco

Matéria do jornal Folha de São Paulo

Matéria do Projeto Arrastão sobre a campanha

 

 

 

 

 

 

Untitled Document