Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

Contando uns Causos

19/12/2011

Vídeo "Direito de Ser" ganha o 3° lugar na 7° Edição do Causos do ECA; premiação aconteceu na última terça-feira com a presença de Zeca Baleiro e Caco Ciocller

Sabia que você que lê essa matéria nesse momento pode ajudar o Projeto Arrastão a tirar do papel e, dos nossos planos, duas iniciativas importantíssimas em 2012? E o melhor de tudo: de forma rápida, simples e sem colocar a mão no bolso?! Não sabia? Não entendeu como funciona? Tudo bem. A gente explica.

Uashington Gabriel, ex-aluno e arte-educador no Projeto Arrastão teve sua vida transformada após tomar conhecimento do ECA através de um educador quando ainda era um jovem peixinho desse grande cardume. O agora ator, começou a mobilizar a juventude do bairro em que morava, o Campo Limpo – que também é atendido pela organização com programas como o Cor Arrastão e o Sábado da Saúde – participando do 1° Fórum da Juventude do Campo Limpo. Mostrando a todos que os jovens merecem e precisam ser ouvidos. Eles têm direitos e deveres, como defende o ECA e eles precisam ser exercidos.

Em sua 7° edição, a iniciativa premiou histórias nas três categorias que já existem desde a sua 1° edição – ECA como instrumento de transformação, ECA na Escola e Empregados Telefônica. Além da nova "ECA atrás das câmeras", que buscou estimular organizações que trabalham com audiovisual a participar enviando curtas-metragens que contassem um "causo" de transformação pela garantia dos direitos de uma criança ou adolescente. A condição para participação era justamente o envolvimento de jovens na produção desses vídeos.

"Direito de Ser", produzido pelo Núcleo de Comunicação Maré Alta ficou entre os cinco vídeos finalista na categoria "ECA atrás das câmeras", e na última terça-feira ganhou o 3° lugar. Era tanta emoção, que Uashington não queria sair do palco na hora da premiação. "Tenho muita gente para agradecer, o pessoal do Projeto Arrastão, meus educadores.", insistia o vencedor, enquanto o apresentador da noite – o ator Caco Ciocler – explicava que ninguém teria espaço para agradecimentos devido à duração do evento. Mas tudo em um clima muito descontraído. O ator inclusive parou um pouco para conversar com os meninos do Maré Alta que foram até o local, torcer por Uashington. Questionado sobre a importância de iniciativas como essa da Fundação Telefônica disse apenas "A importância são vocês, isso tudo é para vocês".

Assista aqui o vídeo premiado:

A noite ganhou ainda mais leveza com a presença do músico Zeca Baleiro. O cantor intercalava com Caco Ciocler animação da noite e ainda entrou para o cardume do bem do Projeto Arrastão. Ao ver a animação de Wagner Lopes, um dos educandos do Núcleo de Comunicação Maré Alta durante a cerimônia, pegou uma camiseta da organização, mostrou para o público e contando para o restante dos convidados, quem eram aqueles peixinhos espalhados pela festa. Com certeza uma noite de muita importância e reconhecimento para a instituição, que contou com a presença do presidente do Grupo Telefônica no Brasil – Antônio Carlos Valente e Françoise Trapenard, presidente da Fundação Telefônica no Brasil – presidente da Fundação Telefônica. Que venham mais "causos".

 Na rede

7° Edição Causos Eca

 

 

 

 

 

 

Untitled Document