Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

O que você pode dar em troca?

29/11/2011

Família no Azul promove feira de trocas para encerrar atividades no CCA em 2011; ação envolve alunos dos turnos da manhã e tarde do Projeto Arrastão

Você precisa de tudo o que tem no guarda-roupa? Precisa comprar alguma coisa nova essa semana? Qual foi a última vez que você saiu para fazer compras? Para as turmas do Centro para Crianças e Adolescentes - CCA, que participam das atividades e tem aulas de educação financeira com a equipe do Família no Azul, depois de todos esses meses de encontros, pensam bem antes de responder a essas questões.

Estimulados a consumir de maneira consciente, o cardume da organização passou agora repensar as suas escolhas quando o assunto é dinheiro. Foram semanas estudando sobre poupança, dívidas, orçamentos e planejamento. Sempre levando em consideração o histórico e a realidade de cada aluno.

Para fechar as atividades desse ano será realizada uma Feira de Trocas na quarta-feira, 30, que irá estimular os alunos à colocarem em prática o que foi aprendido. "Durante esse ano a gente falou com eles sobre educação financeira, mas bastante sobre consumo consciente, uso consciente dos bens. Então a Feira de Trocas é uma forma de economia que pensamos em trabalhar com eles" conta Fernanda Aidar, coordenadora do programa Família no Azul.

E como acontece uma feira de troca? Cada aluno irá trazer algum objeto, que não use mais, mas que esteja em bom estado de uso. Cada objeto será trocado por uma cédula. Assim, cada pessoa que tenha interesse poderá comprar os produtos expostos pelas outras.

A feira acontece na próxima quarta-feira, 30, no período da manhã (10h às 11h) e no período da tarde (14h às 15h), e está sendo mobilizada para os alunos do Arrasta-Lata de 11 a 14 anos. Mas a intenção é atingir todo o público do Projeto Arrastão. "A ideia é que com a feira a gente pense em outras formas que não sejam sempre do consumo, de comprar coisas novas, de que se pode ter coisas novas e que você precisa sem ter gasto necessariamente e sem ter consumo desnecessário", completa a coordenadora.

Práticas como essa são comuns em todo o mundo, incentivando a renovação e aumentando a vida útil dos produtos, espalhando conceitos de consumo consciente. A feira de troca surgiu no Canadá nos anos 1980, se baseando em princípios de economia solidária, substituindo o lucro e a acumulação, pela cooperação e solidariedade. Mais uma vez, o Família no Azul leva ao Projeto Arrastão uma nova maneira de não entrar no vermelho.

 Na rede

Saiba mais sobre as Feiras de Troca

Conheça o Família no Azul

Juventude no Azul (saiba como foram as aulas de educação financeira para as turmas do Centro para Juventude)

 

 

 

 

 

 

Untitled Document