Untitled Document
 
Untitled Document
Untitled Document

A vida imita arte. E vice-versa

30/09/2011

Visa do Brasil traz espetáculo teatral que ensina de forma bem humorada e didática conceitos de educação financeira; adolescentes do CCA assistiram

Para um assunto que é tabu, o dinheiro até que se mostrou pouco tímido e anda ocupando lugar de destaque: o palco de uma peça de teatro. O Projeto Arrastão recebeu na quarta-feira, 28, a peça "A Rede de Proteção", espetáculo trazido pela Visa do Brasil e que faz parte da versão brasileira do programa Finanças Práticas, uma iniciativa de educação financeira da Visa desenvolvido em mais de 20 países e, por aqui, totalmente adaptado à realidade local.

Escrita por Calixto de Inhamuns, a peça conta a história de dois personagens, Dudu e Gabriel, que interagem o tempo todo com a plateia mostrando como a questão financeira está em nosso dia a dia e, mais que isso, como influi nos caminhos e descaminhos que tomamos. Gabriel é um jovem e talentoso craque de futebol que vê sua carreira ameaçada por não saber lidar com dinheiro, nem ter tido uma base mínima de educação financeira. Já Dudu aprendeu desde cedo que sem uma rede de proteção para os momentos difíceis não se pode planejar, pensar no futuro, nos próximos passos, e aparece para ajudá-lo do destino longe dos grandes centros do futebol. Daqui pra frente só assistindo a peça pra entender melhor essa história.

E uma galera do Centro para Crianças e Adolescentes – CCA - ganhou esse presente divertido e recheado de boas informações. Uma turminha entre 10 e 14 anos de idade assistiu ao espetáculo e, além de rir muito com as situações engraçadas da dupla, aprendeu bastante com perguntas sobre finanças entre uma cena e outra da peça.

"Eu acho muito importante que tenham acesso a outro tipo de formação em educação financeira que não seja somente a nossa, do dia a dia. Muitos dos adolescentes nem ao menos foram a um teatro ainda na vida e ficam encantados com tudo aquilo. A peça, o jeito de fazer, por si só, já chama e prende a atenção da garotada", conta Fernanda Aidar, responsável pelo Família no Azul, programa de educação financeira apoiado pelo Citi Group, e que já desenvolve um trabalho com a turma de 11 a 14 anos do CCA.

 Saiba sobre o Família no Azul nessa reportagem da Globo News

"O teatro tem mais uma função de despertar a atenção, a curiosidade dos meninos, do que propriamente ensinar, se aprofundar em alguma questão", conta Fernanda, que explica que "a peça veio em ótima hora, pois complementou a formação do Família no Azul que estamos dando pra essa público. Muitos conceitos que apareceram já tinham sidos trabalhados em sala de aula. Quando apareceu uma pergunta sobre o que seria um orçamento, por exemplo, os adolescentes responderam bem rapidinho, pois já tínhamos falado bastante sobre isso durante nossas aulas", complementa Fernanda.

E essa não foi a única novidade do dia. Logo após a peça, os adolescentes se reuniram na frente de computadores para jogar um futebol muito diferente. Também elaborado pela Visa, o Bate-Bola Financeiro é um jogo virtual onde jogadores de todas as idades são convidados a disputarem uma animada partida de futebol, ao mesmo tempo em que testam seus conhecimentos sobre como cuidar do nosso bolso. O game foi um sucesso. E se você ficou curioso para entender mais sobre o Bate-Bola Financeiro acesse agora o site e marque esse golaço em sua consciência.

 Assista reportagem da TV Gazeta sobre Família no Azul

 Na rede

Saiba mais sobre Práticas Financeiras

Jogue o Bate-Bola Financeiro

 

 

 

 

 

 

Untitled Document