Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Um mês para não esquecer

02/09/2011

Aniversário do Projeto Arrastão em 2011 foi inesquecível; fomos buscar quem fez, faz e fará essa história acontecer para nos inspirar

Dizem que aniversário acontece uma vez ao ano. Dizem. Mas não é bem assim. Pelo menos para o Projeto Arrastão. Em 2011, ao contrário de outros tempos, cantamos parabéns, sopramos velinhas, reencontramos amigos, recebemos cumprimentos, tudo que uma bela e inesquecível festa de aniversário tem. Mas multiplicado por 31.

O dia 7 de agosto foi, oficialmente, nosso aniversário. Dia 9 nos encontramos, pais, alunos, funcionários e comunidade para uma festa muito animada. O mês inteiro foi, oficialmente, nosso tempo de comemorar. Todo dia uma vez. Quase um “parabéns” para cada um dos 43 anos de trabalho, transformação e alegria.

E tudo começou com as redes sociais. Foi através delas que começos a contar como o Projeto Arrastão nasceu, lá no começo da década de 1960. Ninguém mais, ninguém menos que Maria Rita Bueno Tostes, carinhosamente chamada por nós de Dona Rita, uma das fundadoras, deu o seu depoimento sobre como tudo por aqui nasceu. A entrevista, produzida pela turma 2009 do Núcleo de Comunicação Maré Alta, foi resgatada pois foram contadas tantas boas histórias, tantos trechos inspiradores, que não poderia ter ficado fora de nossa listinha.

E que listinha. A pergunta feita às pessoas que gravaram depoimentos para o Projeto Arrastão nos 30 dias seguintes foi sempre a mesma: estamos fazendo aniversário, qual é a sua história com a gente e de que forma você gostaria de nos dar parabéns? Dito isso, era só apertar o “gravar” e esperar as respostas. E elas vieram de muitos lados, de públicos diferentes.

Começamos pelos funcionários, a nossa prata da casa. Quem faz tudo isso acontecer todos os dias ganhou voz, vez e vídeo para lembrar com carinho sobre o aniversário. José Maria, Jailson, Priscila, Rodrigo , fechando com a Selma Ramos, nossa gestora. Uma vez ao dia, no Twitter e no Facebook, eles deram o seu recado. Aqui, vamos relembrar o bate-papo com o Rodrigo Agria, responsável pelo TI; aquele que a gente sempre chama quando computador resolver dar uma pausa para o café.

Depois foi a vez de uma turma que conhece muito bem cada cantinho do Projeto Arrastão. E que por isso, sem eles, essa comemoração estaria vazia; os alunos atuais. Vagner e Sávio foram os representantes. Ele, inclusive, que separamos para rever por aqui.

Abrimos a terceira semana de comemorações com depoimentos de uma turma que já passou por aqui, sempre volta para dar um “olá”, mas cujo palco agora é a vida. Eles são “ex-jovens” do Projeto Arrastão, e eternamente “meninos” daqui também. Separamos o depoimento de Rubens Oliveira para ilustrar essa galera.

Eles, os voluntários, que inspiraram tudo isso a acontecer lá no começo de nossa história, também foram lembrados. E lembraram de nos dar parabéns. Foi graças a pessoas que decidiram oferecer seus talentos e tempo para fazer acontecer nosso mundo, que o Projeto Arrastão surgiu. Veja o depoimento do Doutor Jamal, que ilustra essa nossa “categoria” de parabéns.

Se iniciamos agosto com quem ajudou a escrever as primeiras páginas da nossa história, encerramos o mês comemorativo com quem mais representa nosso futuro. Vera Masagão Ribeiro sempre esteve muito próxima do dia a dia do Projeto Arrastão. Um dia ela decidiu não estar apenas muito próxima, mas estar dentro. Desde então é a presidente da organização.

Em nosso Facebook você pode ver um álbum especial com dezenas de fotos desde a nossa fundação. Mate a sua curiosidade e veja como éramos. Quem seremos a gente conta em agosto de 2012.

Na Rede

600 vezes

Feliz 15.738

43° Primavera

 

 

 

 

 

Untitled Document