Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

De riso em riso até a final

19/08/2011

Projeto Arrastão é um dos semifinalistas de concurso do Portal Pró-Menino / Fundação Telefônica; iniciativa teve mais de mil inscritos.

Demorou mais saiu. A Fundação Telefônica, através do Portal Pró-menino divulgou nessa semana as histórias selecionadas para a semifinal da sétima edição do Concurso Causos do ECA, que reconhece e prêmia histórias reais em que o Estatuto da Criança e Adolescente foi decisivo em uma história pessoal ou de mobilização social.

Com 1160 inscritos, o concurso bateu recorde de participação e recebeu relatos de todo os cantos do Brasil nos formatos vídeo e texto, em duas categorias: ECA como instrumento de transformação e o ECA na Escola. Para chegar nos semifinalistas, a equipe do concurso leu e assistiu todo o material enviado, classificando àqueles em que o formato e a história relatada causavam mais impacto. Dos 46 semifinalistas, 38 produziram seu material em formato de texto e 8 em vídeo. Como foi o caso do Projeto Arrastão com o seu Causo: poéticas visuais, que contou a história de Washington Gabriel.

 

Ator e palhaço, Washington teve seu primeiro contato com o ECA ainda nos tempos em que era aluno do Projeto Arrastão, em 2004, durante encontros de formação na Escola da Vila, tradicional colégio da região do Butantã em São Paulo.

Conta Washington: “Gostamos tanto de discutir sobre o estatuto que começamos a pensar como poderíamos trazer isso para o Campo Limpo, onde eu morava. Aqui não existiam espaços para conversar sobre o assunto. Apesar de doloroso, decidimos nos desligar do FocaBT e começar a fazer coisas aqui na região mesmo, com o conhecimento que havíamos recebido lá. Fizemos uma parceria com a subprefeitura e no meio de 2005 nós já tínhamos uma Conferência Lúdica dos Direitos da Criança e do Adolescente exclusiva do Campo Limpo”, relembra Washington.

A idéia ganhou tanta força que o bairro mandou para a Conferência Estadual da Criança e Adolescente um representante. Além de levar os sonhos dos jovens da região, o “delegado”, como é chamado nas conferências, abriu um importante espaço para que as pessoas conhecessem sobre o Campo Limpo e a zona sul de forma geral. Desse pontapé inicial, hoje o Projeto Arrastão tem 10 jovens participando da organização de outros espaços de discussão na região sobre o Estatuto da Criança e Adolescente.

Com o tema “Histórias que tecem a rede”, a edição desse ano do Causos do ECA tem como foco divulgar os avanços na construção e efetivação de redes de garantia dos direitos da criança e do adolescente pelo país, que atuam na promoção e garantia dos direitos infantojuvenis.

As histórias finalistas serão anunciadas na próxima terça-feira (23). Duas das melhores histórias serão escolhidas por meio de votação online aberta ao público em geral durante o mês de outubro. Essas e as outras vencedoras serão premiadas em novembro.

Na Rede

Sobre o Prêmio

Sobre a produção do vídeo

foto: David Salatiel

 

 

 

 

Untitled Document