Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Dois passos de cada vez

16/08/2011

Sétima turma formada pelo Instituto Criar tem 3 ex-alunos do Projeto Arrastão; prêmio Criando Asas foi anunciado no mesmo dia e conhecemos muito bem dois vencedores

Os últimos doze meses deles, e de mais outros 119 jovens de várias partes de São Paulo, foram bem parecidos: acordar cedo, muito cedo, enfrentar o trânsito de São Paulo, muito trânsito, e se dedicar aos estudos. Aos dois. Aquele em que aprendiam sobre o mundo da comunicação no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, na região central. E o outro, tão importante quanto, geralmente em seus bairros, na escola formal. Uma completava a outra. Mas no sábado (13) muita gente encerrou uma etapa desse desafio. O primeiro passo rumo ao sucesso profissional.

Teatro Alfa, 9 da manhã. Mais de uma centena dos mais novos profissionais de mídia do Brasil recebem seus certificados. Enfim estão formados. E nas mais variadas linguagens. Rafael Ambrósio, ex-aluno das oficinas de Comunicação do Projeto Arrastão, é mais um desses. Morador da zona sul atravessou a cidade durante o último ano para chegar até a região da Estação da Luz, onde fica a sede do Criar. Apaixonado por cinema, sonhando viajar em breve para Cuba, Rafael formou-se em edição. Aproveitou o talento que recebeu para contar histórias e escreveu a sua própria. O ponto e vírgula garante continuidade, pois Rafael não sossega. Já tem planos.

“Agora que estou formado, eu quero estudar mais sobre direção. Em outubro começo um curso na Escola de Cinema de fotografia, iluminação e áudio pra cinema. Depois disso quero estudar direção cinematográfica em Cuba”, revela. Para ele, o cinema não é, apenas, a sétima arte. “Quero muito expressar para o mundo a minha visão e usar a ferramenta que é o cinema como forma de ‘protesto’ de uma forma bonita e honesta com o público de casa”. Além de Rafael, Renan Andrews, em Novas Mídias, e Amanda de Almeida Silva, em Cabelo e Maquiagem, também se formaram no sábado. A turma 2011 / 2012 tem 7 jovens que passaram pelo Projeto Arrastão.

Criando Asas

Rafael e Renan também tiveram outra grande surpresa no sábado, ainda durante a cerimônia de formatura. Foram anunciados os dez projetos selecionados no IV Prêmio Criando Asas, iniciativa fruto de uma parceria entre o Instituto Criar e a Red Bull. A idéia é estimular o uso das ferramentas de comunicação como elemento de transformação social, oferecendo recursos financeiros e apoio com equipamentos aos projetos vencedores. Para participar é necessário que a proposta seja de um aluno ou ex-aluno do Criar, ou que ele faça parte do coletivo que o apresente.

Rafael e Renan foram selecionados e receberão 5 mil reais para tirarem suas ideias do papel. Desde 2006, o Prêmio Criando Asas já beneficiou 3.500 pessoas.

Na Rede

Instituto Criar: aí vamos nós

Prefeitura de Osasco tem parceria com o Criar

Sobre o Prêmio Criando Asas

 
 

 

 

 

 

Untitled Document