Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Action!

22/07/2011

Instituto Alcoa promove ação voluntária no Projeto Arrastão; participaram do dia engenheiros em treinamento em São Paulo.

Quinta-feira. 21 de Julho. Dos ônibus que paravam na entrada do Projeto Arrastão saíam olhares e passos curiosos. Apressados. Recepcionados com muita música e alto astral, os tais olhares curiosos logo achavam um lugar ao sol, ou a sombra, para parar e prestar muita atenção, com um pequeno sorriso no rosto, em quem pulava e dançava em sua homenagem. Na frente da Brinquedoteca, ali perto do “Orelhão”, o grupo Arrasta-Lata (en) cantava, perfilados: “Ei, Alcoa! Essa é pra vocês”. E lá vinham mais batuques e coreografias. E sorrisos dos olhares curiosos.

Chamada de Action (sigla em inglês para “Alcoanos unindo-se em nossas vizinhanças"), o evento realizado pelo Instituto Alcoa reuniu cerca de 60 engenheiros que estão chegando à empresa para dedicar algumas horas ao Projeto Arrastão. A iniciativa, criada em 2001 com alcance global, é baseada na realização de 4 horas de trabalho voluntário de, no mínimo, 10 funcionários e familiares ligados à Alcoa. Quando essa tarefa é cumprida a organização social beneficiada com a Action recebe um cheque de 3 mil doláres, que a ajuda a fortalecer suas atividades. Para exemplificar, somente em 2009 foram realizados 43 Actions no Brasil, contabilizando quase 220 mil reais em doações.

Depois de serem recebidos pelo Arrasta-Lata, os funcionários da Alcoa fizeram um tour pelo Projeto Arrastão conhecendo cada espaço, cada atividade realizada. O corredor da Educação Infantil, com seus homens e mulheres que não passam de 60 centímetros, mais uma vez foi o destaque de um passeio em nosso espaço. Arrancando sorrisos, alguns apertos de mão e exercício de reflexo rápido, para desviar de uma turminha que corre para lá e para cá, dizendo: “Tio, Tio, Tio!”.

Em seguida o grupo foi dividido em quatros atividades. Para relembrar a infância, e em companhia das crianças, alguns funcionários confeccionaram brinquedos a partir do uso de materiais recicláveis. Outro grupo, a turma da natureza, participou do plantio de mudas próximas ao Núcleo de Meio Ambiente, ao lado da nossa quadra de futebol. Quem toma gosto pela literatura se esbaldou com mediação de leitura e seu “Pé de Livro” (Sim! Nós temos um pomar que tem pés de livros!). Os apaixonados pelo esporte, claro, sempre tem, jogaram a energia lá pra cima numa divertida gincana para os alunos. E o dia passou assim: brincando.

Para Selma Ramos, gestora do Projeto Arrastão, ações como essa são ótimas, pois trazem coisas novas, pessoas novas, para agitar as nossas, já agitadas, atividades em sala de aula. E vem também para validar o trabalho da instituição. “Ações como essa pra gente é chancelar nosso serviço. É dizer que nosso trabalho está no caminho certo, no rumo certo, e que grandes empresas como a Alcoa Alumínios sabem reconhecer e vêem isso”, comenta.

 

Para Tatiana Bizzi, do Instituto Alcoa, além de fazer o bem, o Action serviu também para matar as saudades dela de nossas crianças. “É um grande prazer estar aqui de novo. A Alcoa já é parceira de longa data do Projeto Arrastão, há 10 anos, mais ou menos, e é sempre muito bom rever todo mundo, revisitar o trabalho que é feito aqui”.

 

Para encerrar esse dia diferente e divertido, os “alcoanos” assistiram a uma apresentação do Grupo de Dança Pélagos, formado por jovens que frequentam os cursos e oficinas do Projeto Arrastão, apaixonados por música, ritmo, movimento. Enquanto os meninos mandavam ver na coreografia, a gente bem que notou alguns funcionários mandando ver naquele famoso “pezinho” de quem está dançando junto, sabe?! Aquele que bate no chão o mesmo ritmo da música que vibra no som.

Na Rede

Sobre o Instituto Alcoa

Sobre o Action

Alcoa Alumínios

Grupo Arrasta-Lata

 

 

 

Untitled Document