Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Trimmmm?

22/07/2011

Programação especial do Centro da Juventude tem Oficina de Toque de Celular; atividades fazem parte da grade especial do mês de Julho.

Parque do Jaraguá, Itaú Cultural, Núcleo Engordador, Mercadão. O fim do tão esperado mês de férias escolares está chegando e as turmas de juventude do Projeto Arrastão vão ter muitas histórias para contar na volta às aulas. Aquela famosa redação pedida no primeiro dia do segundo semestre já não existe mais nas escolas. Uma pena. Elas teriam muitas referências ao que aconteceu aqui durante Julho.

Dos lugares que o Centro da Juventude foi visitar as oficinas de stop motion, audiovisual, sexualidade, gastronomia, entre outras, tudo fez parte da programação especial desenhada pelos educadores para o mês de julho. A ideia foi aprofundar determinados temas de interesse dos jovens, organizando atividades mais lúdicas. Um campeonato de futsal também foi organizado; esse, pelos próprios jovens.

Nessa semana uma turma participou de uma atividade, no mínimo, inusitada. Já é comum falar sobre os toques de celular que, cada vez mais, chamam a atenção de todos ao redor do dono do aparelho. A possibilidade de personalização dos toques vem criando uma legião de pequenos produtores de som. Isso mesmo! Tem uma galera que não se contenta com aquele famoso “trimmm” e partiu para o ataque. Ou melhor: para edição.

Unilson Mangini Junior, do Núcleo de Comunicação Maré Alta, é quem explica essa história. “Como eu tenho mania de ficar brincando com áudio, manipulando as vozes, decidi oferecer nesse mês uma Oficina de Toque de Celular. Todo mundo tem aparelho hoje em dia”, conta o educador. A ideia, diz Unilson, é que os jovens possam personalizar seus aparelhos, colocando as músicas que mais gostam, editadas, personalizadas. “É bom pois eles terão um produto único, né?! Cada pessoa que saiu da oficina levou uma coisa que ele mesmo fez, ele mesmo produziu. Isso é muito legal”.

Outra coisa muito legal dessa atividade, conta Unilson, é a possibilidade dos jovens aprenderem a mexer em novas ferramentas, que possibilitam muitas criações. Ferramentas simples e disponível de forma gratuíta na internet. “Nós usamos o Audacity para editar o áudio. É muito bom, pois ela é uma ferramenta muito prática, e a gente nã paga nada para baixá-lo. Como é simples de ser usado, as turmas aprendem mais rápido e temos mais produções”.

Produções, aliás, que Unilson aprovou. “Saíram toques muito legais. Os jovens mixaram muitas coisas. Dá pra ver que eles gostam mesmo é de misturar tudo, ver no que vai dar. E isso exercita a criatividade deles, o que é muito importante”.

Ouça a entrevista de Unilson na íntegra clicando aqui.

 

Na Rede

Sobre a programação especial de férias

Sobre o Centro da Juventude

Sobre o futebol do Projeto Arrastão

 
 

 

 

 

 

Untitled Document