Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Aprendendo a poupar

19/07/2011

Educação financeira é destaque na mídia; programa Família no Azul reforça a importância do debate sobre as finanças dentro de sala de aula.

Dinheiro na mão, não é mais vendaval. Aprender a poupar caiu no gosto dos brasileiros e vem ganhando reforço graças a programas de educação financeira espalhados pelos quatro cantos do país. Dentro do Projeto Arrastão, existe o programa Família no Azul, criado em 2010 em parceria com o Citi Foundation e a Fundação pelo Desenvolvimento da Educação, por meio do Programa Escola da Família, e tem como proposta auxiliar jovens e adultos das comunidades na administração de seu orçamento dentro de sala de aula.

Nessa segunda-feira o destaque que não só o Família no Azul tem recebido na mídia, foi consolidado. O jornal Valor Econômico, preparou um suplemento especial falando exclusivamente sobre educação financeira. A publicação, em um veículo especializado em economia, consagra a excelência do programa e reforça a tendência do envolvimento de escolas e instituições de apoio a comunidades no auxílio do planejamento financeiro das famílias.

O suplemento abordou temas relacionados à educação financeira, como planejamento doméstico, mudança de hábitos de consumo, investimento em bolsas de valores e a influência do ensino dentro de sala de aula. A importância desse tema dentro de sala de aula foi objeto de estudo do Banco Mundial. Eles apresentaram em maio, durante o workshop “Avaliação de Impacto do Projeto de Educação Financeira nas Escolas em 2010”, uma pesquisa que revela que o ensino da educação financeira nas escolas afeta positivamente o conhecimento sobre economia e o comportamento dos jovens brasileiros. Além de mudar também hábitos familiares, e estimular a discussão do orçamento doméstico dentro da família de forma consciente.

A participação da educadora Fernanda Aidar, falando sobre o programa, reforça a vontade do Projeto Arrastão, em ser referência não somente em atendimento à comunidade, mas agora em educação financeira. Depois do Família no Azul, ninguém fica no vermelho.

Família no Azul

Pesquisa do Banco Mundial sobre Educação Financeira nas Escolas

Valor Econômico – Suplemento de Educação Financeira

Família no Azul na Mídia Globo News

Manhã Gazeta

Portal – Como Investir

 
 
 

 

 

 

 

Untitled Document