Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Especial Arrastão no esporte #2

19/07/2011

Aprendendo a conhecer; passeio ao Núcleo do Engordador simboliza mais um Pilar da Educação trabalhado dentro do Programa Arrastão no Esporte

Conhecer seus espaços, seus movimentos e sua identidade. Aprender a conhecer, mais um pilar da educação apresentado pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –, que é trabalhado dentro do programa Arrastão no Esporte. Nessa edição do especial, apresentamos mais profundamente um pouco mais sobre como esse pilar vem sendo desenvolvido durante as aulas.

Dentro dos pilares trabalhados no Projeto Arrastão, no programa de esporte, o que se pretende é despertar em cada aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor, ajudando-os a desenvolver métodos e dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico. “Aprender a conhecer é dar variedades de meios, para que o aluno possa pensar e refletir sobre os ambientes, o social, os espaços. E através desse conhecimento, refletir sobre as pessoas que estão próximas e tentar desenvolver a sua socialização.”, completa o educador de educação física Rodrigo. E sempre de uma maneira diferente.

No último dia 12, dentro da programação especial do mês de julho, os jovens do Centro para Juventude, foram visitar o Núcleo do Engordador na Serra da Cantareira. E nesse passeio foi possível contemplar não só a diversão, mas trabalhar também a educação ambiental e a educação física. Os professores têm trabalhado as práticas esportivas de maneira diferente e focados também nessa relação com outras disciplinas. Em uma caminhada de aproximadamente três horas, além da atividade física, os jovens conseguiram ver que o espaço e o ambiente são totalmente diferentes do que eles estão acostumados a ver todos os dias. Mostrando para eles, por exemplo, que o Campo Limpo há décadas atrás, já foi igual ao espaço que eles visitaram. “Esse aprender a conhecer foi interessante, tanto no sentido de conhecer espaços novos, quanto de sensações diferentes.”, conta o educador Cleber.

Essa maneira lúdica e divertida de ensinar mais sobre esporte tem feito sucesso entre o cardume do Projeto Arrastão. Evelly Eloi, de 16 anos, é aluna de comunicação, no Centro para Juventude e participou do passeio a Serra da Cantareira. Ela conta que sentiu uma grande diferença no ar, no som, no clima do Núcleo do Engordador, “É muito mais fresco, achei interessante o passeio. São atividades que ajudam há descontrair um pouco.”, conta a jovem que frequenta a instituição desde outubro de 2010. Ela, que também participa das aulas de educação física, comenta que as aulas ministradas de maneira diferente e divertida, despertam o interesse dos jovens e dão mais ânimo para que eles participem das aulas.

O programa, beneficiado pela lei de incentivo fiscal, é financiado pela Duratex. Em poucos meses de trabalhos já tem mostrado resultados positivos no dia a dia da instituição. Aprender a conhecer e a conviver, e agora, o que será que ainda vem por ai? Confira na próxima edição do especial sobre o Arrastão no Esporte.

Ouça parte da entrevista com os educadores de educação física Cléber e Rodrigo:

 

Na rede

Quatro Pilares de Educação

Especial Arrastão no Esporte #1

Projeto Arrastão no Esporte

Duratex

Programação especial de Julho no Projeto Arrastão

Núcleo do Engordador – Serra da Cantareira

Unesco

 

 

 

 

 

Untitled Document