Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Jovens discutem leis e deveres

10/06/2011

Organizações da Zona Sul se unem para retomar o Fórum da Juventude do Campo Limpo; iniciativa volta a acontecer toda primeira terça-feira do mês.

Quem disse que falar de direitos e deveres é fácil? Mas difícil também não é. Pensando nisso, o Projeto Arrastão participou da retomada do Fórum da Juventude que aconteceu na última terça, dia 7, na Comissão do Fórum da Criança e do Adolescente, o CDHEP, que fica no Capão Redondo. Ao todo foram 16 peixinhos que nos representaram (10 jovens do Centro de Juventude, 2 meninos do Núcleo de Comunicação Maré Alta e mais quatro crianças).

A ideia é abrir espaço para que crianças e jovens possam estudar e debater o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. A educadora de Qualidade de Vida do Projeto Arrastão, Luciana Venâncio, fala da importância desse encontro. “Esses meninos precisam entrar em contato com seus direitos e deveres param passar o conhecimento a diante; multiplicar”.

E parece que essa história de fazer o conhecimento circular já começou a acontecer. Lucas Vidal, 16 anos, e aluno da Oficina de Gastronomia, teve uma enorme responsabilidade neste encontro que reuniu mais de 100 pessoas. “Eu apresentei as pessoas e nosso projeto. Contei dos cursos que temos no Arrastão e falei dos trabalhos voluntários. No começo é meio difícil falar para tanta gente, dá um nervosismo, mas depois passa”, revela o garoto.

Além do Projeto Arrastão participaram diversas outras instituições; Casa de Abrigo Campo Limpo, Lar Batista, Estrela Nova, Obra o Berço, Quadrangular e CCA Jardim das Rosas.

Para o educador André Luiz ainda é um desafio colocar a criança e o adolescente para discutir política, leis ou deveres. “Precisamos tratar eles diferente de como faz a sociedade. Quando encontramos jovens com vontade de debater, temos que aproveitar e colocar problemas que fazem parte da realidade de cada um. Isso é bom no processo de formação e cidadania porque dá pra perceber a diferença desses meninos em outras atividades”.

André foi representante no fórum por cinco anos. Mas afinal, o que é esse espaço? “É o resultado de uma luta social. É quando conseguimos criar um espaço para discussão, trocar conhecimento. O fórum surge a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É o que chamamos de democracia participativa”.

Não só os jovens participaram desse encontro como as crianças do Centro da Criança e do Adolescente do Projeto Arrastão, o CCA. A assistente técnica, Margarethe Felipe, lembra que a retomada do fórum também é importante para a turminha nem tão grande ainda.

“Tem criança que acha que o Conselho Tutelar é inimigo da família, porque só aparece para tirar as crianças dos pais e essas coisas. É uma situação delicada e precisamos colocar na roda de debate. Tínhamos quatro crianças do CCA e todos fizeram perguntas”.

O Fórum da Juventude do Campo Limpo, a partir de agora, acontecerá toda primeira terça-feira do mês em locais a serem previamente combinados. E o Projeto Arrastão promete ser um agente ativo nessa importante ação social e convida todas as crianças e adolescentes a se informarem mais sobre seus direitos e deveres.

Na Rede

1º Fórum da Juventude em 2009

Lei 8.069 – Estatuto da Criança e do Adolescente

Fórum Social da Juventude

 
 
 

 

 

Untitled Document