Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Cores e mais cores

07/06/2011

Moradores do Jardim Valquíria, na Zona Sul de São Paulo, tiveram mais um dia de mutirão; iniciativa é uma parceria com a ONG Capão Cidadão.

O último sábado, dia 4, fez muito frio na Zona Sul de São Paulo. Mas nem isso evitou que os moradores do Jardim Valquíria saíssem de casa para mais um dia de mutirão pelo bairro. Antes, as paredes só tinham as cores dos tijolos. Agora estão rebocadas e coloridas. “O trabalho começou em setembro do ano passado. Fizemos toda a articulação dos moradores e depois começamos com a mão de obra dia 4 de dezembro”, disse Marcelo Louverde, 38. Ele é auxiliar de juventude da Subprefeitura do Campo Limpo e morador da comunidade.

Ele foi quem articulou a parceria de vários colaboradores, entre eles o Projeto Arrastão e a ONG Capão Cidadão, que tem sua sede instalada na beira do campinho de várzea rodeado agora por casas coloridas. “O pessoal do Projeto Arrastão veio conhecer a área e fomos escolhidos para dar início ao trabalho. Tivemos 100% de aprovação dos moradores”.

E Marcelo está tão feliz que não para de valorizar os benefícios que o mutirão tem trazido para o Jardim Valquíria. “Não é só o beneficio material. Mas de convívio. Tivemos uma melhoria da na forma de se relacionar entre os moradores”.

Do lado do campo, tem a casa do motorista de transporte público José Aparecido, mais conhecido como Palmeirinha e morador há quase dez anos. Enquanto ele falava, pintava sua casa de azul. Palmeirinha é um dos que trabalharam em todos os finais de semana, mesmo que fosse para rebocar ou pintar a casa dos vizinhos. E onde achar tanta motivação?

“É para ter dias melhores. Para nossa família, para nosso bairro. Eu moro aqui desde 2003. Era tudo esgoto a céu aberto, não tinha iluminação pública, não tinha essa quadra (campinho de terra), melhorou muito. Escolhi o azul porque não tem azul ainda. Resolvi colocar azul.”, conta.

Já Darci Silva, a cozinheira de 42 anos, já tem motivos de sobra para escolher a cor. “Escolhi vermelho porque é um destaque, Vermelho é fogo, paixão. Todo mundo vai chegar ali na esquina da rua e falar: é ali na casa vermelha (risos). Para mim é muito legal, eles estão fazendo uma coisa que precisava e eu não tinha condições de fazer”.

Os mutirões fazem parte do CorArrastão, iniciativa coordenada pela Área Social e que beneficiará 54 casas dentro do Jardim Valquíria. O projeto já existe há 10 anos dentro do Jardim Vale das Flores, Taboão da Serra.

Na Rede

Ações no Jardim Valquíria

ONG Capão Cidadão

Conheça o Cor Arrastão

Colabore com a gente

 

 

 

Untitled Document