Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Jovens, teatro e cidadania

31/05/2011

Que tal falar de cidadania e trabalhar valores da nossa juventude através do teatro? A proposta faz parte do Programa de Formação de Jovens do Projeto Arrastão.

Formar um jovem é sim colocar em pauta questões como cidadania e ampliar as possibilidades desses meninos no mundo e no mercado de trabalho. E é, também, trabalhar tudo isso de uma forma divertida e que tenha a ver com a realidade. Por que não trabalharmos com teatro? É exatamente isso que faz a educadora Vanessa Almeida, que está à frente da oficina de Valores e Cidadania através da Linguagem Teatral. Gostou do nome da atividade? Pois ela é muito melhor do que já parede.

“Como dramaturga e atriz, trabalho para passar para os meninos como compreender questões e valores como ética, política e cidadania com o uso do teatro. Temos uma aula que não é só racional e que discuta as teorias das coisas, mas que ajuda os jovens a exteriorizarem tudo o que eles acreditam. Trabalhamos com muitos jogos teatrais para provocar o trabalho de singularidade deles para que consigam trabalhar seus sentidos de coletividade”, diz Vanessa.

E a educadora conta que no começo foi complicado. Desde janeiro de 2011 no Projeto Arrastão, ela encontrou um grupo de jovens bem resistentes. “Eles estranhavam quando eu pedia para eles tirarem o sapato ao entrarem na aula. Evitavam o contato físico, não se olhavam nos olhos uns dos outros e eram muito tímidos. Aos poucos, foram se conhecendo e criando vínculos”.

E essa meninada de 17 a 21 anos está bem esforçada. Eles já estão trabalhando na criação de um espetáculo infantil. Sério! Imagine que legal vai ser quando esses meninos subirem ao palco. “É um espetáculo infantil que vai se chamar ‘Ampulheta’ . Deve estrear em agosto e queremos fazer duas apresentações aqui no nosso espaço e mais uma na comunidade, que é para cumprir com nosso conceito de ação social”.

De fato, trabalhar teatro com a juventude do Projeto Arrastão ajudou muito que esses jovens amadurecessem em diversos aspectos importantes para suas vidas. “Fica claro que eles se respeitam muito, conseguem resolver conflitos, melhoraram a auto estima e provocaram muito a criatividade”, conta Vanessa.

A coordenadora da Juventude do Projeto Arrastão, Fernanda Manzoli, reforça o trabalho realizado pela oficina da educadora, dizendo que os jovens estão adorando o contato com o teatro. “Temos exemplo de jovens que chegaram aqui com muitos problemas, seja na escola ou na família. Jovens que descobriu grandes habilidades depois que começou a fazer exercícios teatrais. Hoje, podemos identificar o que chamamos de jovens referência, ou seja, aqueles que se destacam e que, brevemente, vão virar espelho para os outros”, completa Manzoli.

A oficina de Valores e Cidadania através da Linguagem Teatral da educadora Vanessa, acontece duas vezes por semana com os jovens da nossa instituição. As turmas do Programa de Formação de Jovens são divididas em 5 partes e cerca de 100 meninos e meninas participam das atividades dentro do Projeto Arrastão.

Na Rede

Programa de Formação de Jovens

Jogos teatrais na escola pública

Quem somos

Colabora com a gente

 
 
 

 

 

Untitled Document