Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Independência ou fraldas!

14/05/2011

Sabia que chega uma hora que a própria criança não quer mais saber de fralda? Por isso que o Projeto Arrastão realiza o trabalho de desfraldamento. Sabia disso?

Nossos pequenos estão crescendo. E alguns nem são tão pequenos assim mais. As educadoras começaram a perceber que muitas crianças já queriam se libertar das fraldas. E como que elas perceberam isso? “Das 18 crianças que chegaram em nosso berçário, duas já estavam desfraldadas. Isso motiva as outras crianças. Foi aí que tivemos a ideia de fazer o desfraldamento”, disse a coordenadora da Educação Infantil, Marcia, que está toda entusiasmada com a novidade.

E não é que deu certo? A educadora Jô conseguiu desfraldar mais duas crianças. Mas não é fácil, não. Tem que ser devagarinho. “A gente trabalha em parceria com os pais. Chamamos eles aqui e avisamos que estamos trabalhando em cima da história de tirar a fralda do neném. Aí os pais deixam os meninos sem fralda no final de semana. E a gente vai estimulando as crianças aqui. Os pais nos ajudam muito nessa história”. Para os pais, até a parte financeira sai ganhando nessa história toda, porque se livrar das fraldas também é ajudar na economia.

Para fazer esse trabalho, o Projeto Arrastão trabalha em roda com as crianças, mostrando o desfraldamento nas bonecas, levando “penico” das bonecas para os pequenos verem como não é nenhum bicho de sete cabeças. “É porque os brinquedos são símbolos para eles, né. Então tem todo um processo. Quando a gente consegue um desfraldamento, colocamos a fralda na parede com mensagens bem bonitinhas. Aí todos querem imitar”, disse Jô.

E nessa de um imitar o outro, o trabalho de desfraldamento é um grande sucesso no Berçário do Projeto Arrastão, que atende crianças de 1 a 2 aninhos. Vale a pena conhecer essa turminha de fofos.

Na Rede

Cartilha para desfraldar

Os nossos pequenos

Ajude o Projeto Arrastão

 

 

 

 

Untitled Document