Untitled Document
 
Untitled Document
   
Untitled Document

Como nasce uma idéia?

10/05/2011

Jovens do Projeto Arrastão tem negócios sociais aprovadas em banca da Ashoka; esse é o primeiro passo no caminho de empreendedores sociais.

Sábado foi um dia mágico para 12 meninos e meninas do Projeto Arrastão. Três projetos foram aprovados para receber o financiamento semente oferecido pela Ashoka, organização que valoriza ações de transformação social idealizados por jovens de todos os cantos do Brasil.

E vale muito a pena saber ver esse filme, que até antigo, mas que dá para ver bem como funciona essa brincadeira de mudar o mundo.

Um dessas idéias aprovadas é o Comunicadores e Jovens, pensado por quatro meninos que participam das atividades do Projeto Arrastão. Então, fomos bater um papo com um desses jovens, o Sávio Gonçalves, de 18 anos, que agora aguarda só o financiamento chegar para colocar o projeto em prática.

Fiquei muito feliz quando soube do resultado porque eu realmente não esperava. Agora, pretendemos familiarizar a comunicação na linguagem de audiovisual e arte cultural dentro do nosso bairro. Não vejo a hora de começar a implantar, disse Sávio.

O projeto do jovem empreendedor visa promover uma mostra com curtas metragens produzidos em oficinas de vídeo realizadas em organizações sociais, promovendo o encontro dos produtores e amantes da sétima arte no espaço do Projeto Arrastão.

Para Sávio e os outros realizarem seus sonhos, a Ashoka oferece um financiamento máximo de R$ 1,2 mil. A verba é para comprar equipamentos, material e tudo o que for necessário para que o projeto aconteça com sucesso. Henrique Heder, da Área Social do Projeto Arrastão, e responsável pelos projetos empreendedores acompanhou todo esse processo com os jovens no Geração MudaMundo. E nos conta.

"Passaram três projetos. Além desse de comunicação que trabalhará exibição de vídeos, foi aprovado também um formação em gastronomia que tem o objetivo de criar receitas apenas com chocolate. Eles também pretendem promover uma feira com jovens e as delícias confeccionadas pelos meninos", contou Heder, que também gravou uma palavrinha com a equipe da nossa página.

Para Henrique, promover o empreendedorismo voltado ao público jovem é importante porque conecta suas habilidades tanto com o mercado de trabalho, quanto com às ações em seu próprio bairro, com aquele olhar do desenvolvimento comunitário.

"O menino ou menina chega aqui traumatizado com o formato do ensino convencional. Têm dúvidas e nosso papel é modular jovens com muitas habilidades e desabrochar talentos que são reprimidos no convívio social", disse.

Mas o mercado de trabalho não é fácil. Henrique destacou que a pressão sofrida com relação aos amigos e à família é prejudicial para os sonhos da juventude. O jovem pode escolher: ou ele se insere nesse mercado de trabalho que ilude as famílias, ou ele escolhe investir em sonhos que, mesmo a longo prazo, proporcionará mais prazer e retorno profissional", reforçou.

E o Projeto Arrastão é cheio de exemplos de sonhos que se transformaram na prática. Guilherme de Souza, de 18 anos, teve seu empreendimento Plantando Teatro aprovado em 2008. O objetivo foi o de fomentar a prática teatral a grupos e jovens do bairro do Campo Limpo, fortalecendo ideias de artistas e talentos regionais.

"Lembro que quando eu fui aprovado, eu chorei. Aliás, eu e todos os meus amigos que participaram da criação do projeto. Passamos por vários processos de formação, fomos preparados para entender o que é o empreendedorismo, como se aplica, enfim. Não foi fácil, mas ter esse projeto aprovado foi um sonho realizado, disse Guilherme, que hoje é voluntário da Oficina de Rádio dentro da Agência Maré Alta, que fica dentro do Projeto Arrastão.

Na Rede

Sobre o Geração MudaMundo

Sobre a Ashoka Empreendedores Sociais

 

 

 

Untitled Document